Tudo mudou quando, por fim, chegamos ao Mediterrâneo. O vento, que havia atingido quase 70km por hora, ficou mansinho e caiu pra menos de 5km/h, as altas ondas desapareceram e seguimos navegando calmamente. Ufa!
1. Cartagena
O porto fica muito próximo da cidade e se integra a ela com bares animados e calçadões agradáveis. Uma alegria!
Desembarcamos e caminhamos diretamente para onde julgávamos estar o tal teatro romano da cidade. Mas a construção antiga e arredondada que tínhamos visto do navio não era o teatro e sim a Plaza de Toros, que estava fechada para reformas e pesquisas arqueológicas...
Movimento seguinte: subir no elevador panorâmico que leva ao Castillo de la Concepción. Decisão mais que acertada! Do alto, vimos a Plaza de Toros e o Teatro Romano. E demos tudo por visitado. Andamos um pouco pelo castelo e já estávamos prontas para seguir adiante.
Próxima atração: centro da cidade. Fomos de táxi para poupar forças. Fazia sol, estávamos mais agasalhadas do que o necessário e ainda tivemos o dissabor de encontrar um portão fechado a cadeado no caminho que nos levaria ao destino. Os €10 despendidos valeram cada centavo e chegamos belas e faceiras à Calle Mayor. Por ali, tomamos nosso primeiro Bitter Kas - que na verdade era um Mare Rosso - entramos em tudo quanto era loja, pusemos mais créditos nos chips espanhóis, almoçamos "menu del dia" e voltamos lépidas para o navio.
Registre-se: Cartagena é cidade pra voltar e curtir mais um pouco.
Aquela seria nossa última noite a bordo. O navio seguiria até Gênova. Vilma e Rose iriam até lá também. Mas nós desembarcaríamos em Valencia na manhã seguinte.
2. Valencia
Mais uma noite deslizando suavemente pelo Mediterrâneo e pronto, acordamos durante os trabalhos de manobra para atracar no porto de Valencia.
Um rápido olhar pela janela da cabine já nos mostrou a cidade enorme que teríamos que desbravar.
Cumpridos os trâmites de entrada no país, com direito à imigração ainda a bordo, desembarcamos no imenso porto, que tem até manga entre o navio e o terminal para a passagem dos viajantes. Recolhemos nossas malinhas na esteira e saímos para a fila do táxi. Tudo tal e qual um desembarque num aeroporto.
Depois de percorrer grandes avenidas e ruas estreitas, o táxi nos deixou na frente do Hotel Petit Palace Bristol, para o qual já tínhamos nossa reserva.
Tony e Cecília, autores dos guias Espanha Total e do blog Passaporte BCN, já nos esperavam no lobby do hotel para as boas-vindas. Foi uma alegria vê-los pois, apesar de já nos conhecermos virtualmente, nunca havíamos nos encontrado.
Era cedo para o check in no hotel, de modo que fomos todos para a Horchatería de Santa Catalina, ali pertinho. E, entre horchatas, fartones e cafés, tivemos uma aula completa sobre Valencia. Imaginem, Tony e Cecília estavam na cidade exatamente para testar roteiros! Saímos de lá com um mapa coalhado de anotações. Ô sorte!
De volta ao hotel, recebemos as chaves do nosso quarto que, apesar de pequeno, era bem acolhedor. A enorme cama estava decorada com pétalas de rosas. Havia roupões e chinelos para as duas, o banheiro era bem pequeno e mal planejado, mas tinha ducha com porta de vidro (nenhuma saudade da cortininha xexelenta do navio!) e - luxo dos luxos - tínhamos uma enorme varanda externa com mesa e cadeiras. Precisava mais?
E não é que ainda haveria mais mimos! Pouco depois, batem à porta trazendo uma champanhe Cordoníu dentro de um balde de gelo, taças e chocolates Lindt.
Maravilha esse pacote romântico do Petit Palais! A gente até esquece que as amenities são fraquinhas, que alguns móveis mereciam manutenção, que só tem tomada de um lado da cama e que o ar condicionado não é lá essas coisas... Mas o que não dá pra desculpar é o descaso na limpeza e arrumação do quarto, né?
Passamos três dias em Valencia cumprindo quase que totalmente o roteiro sugerido pelo Tony e pela Cecília. Deixamos uma ou outra coisinha pra fazer na próxima visita, já que fica sacramentado que Valencia passou a fazer parte da lista de cidades pra voltar.
Aí vai um resumo do que fizemos por lá:
🔶 Visitas
🔸Mercado Central
🔸Lonja de la Seda
🔸Estación del Norte
🔸Correos da Plaza del Ayuntamiento
🔸Mercado Colón
🔸Palau de la Generalitat Valenciana
🔶 Igrejas
🔸Catedral, com pinturas de Goya e capela do Santo Graal. Dica do Espanha Total: depois das 17h30, a entrada é grátis.
🔸San Nicolás, lindíssima. Entrada grátis depois das 18h
🔸Santo Tomás Apóstol y San Felipe Neri
🔸Santa Catalina
🔸Capilla del Real Colégio Seminário de Corpus Christi
🔶 Restaurantes e bares
🔸Central Bar, dentro do Mercado Central
🔸Panadería Granier, na esquina de "casa", uma delicinha pro café da manhã e lanchinhos, com preços bem amigáveis
🔸Restaurante La Utielana, perto do hotel, com comida simples, boa e barata
🔸Orxata Daniel, dentro do Mercado Colón
🔸Restaurante Ca Teresa, em El Saler, para comer paella
🔸Café de Las Horas, onde tomamos uma deliciosa Água de Valencia
🔸Restaurante Geppetto, comida italiana bem boa, perto do hotel
🔶 Passeios
🔸Ciudad de las Artes, com destaque para o l'Oceanogràfic, um aquário pra ninguém botar defeito. Não perca os golfinhos. Leve lanchinho, lá tudo é caro e sem graça.
🔸Ciudad de las Artes, com destaque para o l'Oceanogràfic, um aquário pra ninguém botar defeito. Não perca os golfinhos. Leve lanchinho, lá tudo é caro e sem graça.
🔸El Palmar e El Saler, com direito a lago e mar. Só faltou o passeio de barco, que não rolou por falta de quorum. Fiquem de olho no Espanha Total que eles vão contar tudinho sobre esse passeio a L'Albufera.
No mais, andamos pelas ruas fotografando lugares, torres, fachadas, luminárias e postando tudo nas redes sociais. Vejam lá.
Próximo destino, Madri. Viajaremos de trem rápido, no sábado à tarde. Vem com a gente!
_______________________
_______________________
Eu disse pra vocês ficarem de olho no Espanha Total! Eles acabam de lançar o guia eletrônico Valencia em dois dias, com todas as dicas pra quem quer conhecer a cidade em dois ou mais dias.
______________________
(Atualizado em 27 de julho de 2016)
Que delícia de relato. Viajei juntinho.
ResponderExcluirSeja lá que for você, continue conosco. Tem mais aventuras pra viver.
ExcluirCarmem e Ana
ResponderExcluirLindas as fotos. A luminária de Cartagena , muito original . E o riozinho de Valência, muito bucólico, além de outras fotos muito interessantes. Boa viagem para a China.
Vamos que vamos.
ResponderExcluirJá no aeroporto.