segunda-feira, fevereiro 13, 2017

Mandawa, a primeira surpresa


Teto de uma das salas do Haveli Joshi

Era o feriado da proclamação da república na Índia. Havia muito policiamento pelas ruas. Medo de atentados, principalmente por parte dos paquistaneses, dizem.

Saímos cedo de Délhi e no caminho até a estrada encontramos bastante trânsito.

Na altura do primeiro dos muitos pedágios da estrada, começou uma chuvinha. Fomos avançando e, de uma hora para outra, o céu ficou escuro como se fosse noite e a chuva apertou.

Pratap, o motorista, seguia intrépido, sem fazer conta da chuva, da escuridão ou das ultrapassagens arriscadas que fazia e enfrentava. Era de dar medo! 

Já com o céu mais claro, mas ainda com chuva, desviamos da estrada principal. A nova rodovia estava em manutenção e havia muita lama pelo caminho. Avançamos um pouco, até que paramos num lamaçal onde havia alguns carros atolados. Pratap fez meia-volta. Retornamos à estrada principal e seguimos em meio a um grande congestionamento até chegar a um novo desvio. 

Apesar da chuva, dos congestionamentos, da péssima condição das estradas e da forma assustadora como os indianos dirigem, chegamos sãs e salvas ao destino: Mandawa. Foram aproximadamente 300km, vencidos em mais de 6 horas de viagem.

A chuva deu uma trégua, mas as ruas estavam molhadas. De vez em quando, alguns pingos ainda caíam, mas pudemos ver as belezas da cidade. E que belezas!

O guia local nos conduziu pelas ruas do pequeno centro antigo de Mandawa mostrando os havelis mais bonitos que vimos em toda a viagem. A cada esquina soltávamos um oh!, encantadas com tudo o que víamos. 

            

Esclarecendo: havelis são casarões, originariamente pertencentes a ricos comerciantes, construídos nas proximidades das fortificações, na região do Rajastão. Suas paredes e tetos são totalmente decorados com pinturas ou esculturas que representam cenas do cotidiano.

Em Mandawa há muitos havelis. Alguns transformados em hotéis, alguns em restauração e outros abandonados. Ostentam pinturas formidáveis. Observem essas aí abaixo que, visitas de longe, parecem representar um cavalo e um elefante, mas vistas de perto mostram uma tertúlia de homens e mulheres:

                           

Pra finalizar a visita, fomos às primeiras das muitos lojas com "autêntica produção local" que visitaríamos no decorrer da viagem. Sabe, aquela loja que só o seu guia conhece, cujos produtos são os melhores da região?  Então! Em Mandawa visitamos uma de pinturas e outra de roupas. 

As pinturas tiraram exclamações das nossas bocas e foi aí que iniciamos nossa tarefa como compradoras e duas telinhas passaram a integrar nossa bagagem. Valeu, porque não vimos nada igual no resto da viagem.

O hotel dessa noite foi o Vivaana Haveli. Fica afastado do centro antigo de Mandawa, instalado num antigo haveli.  

Casamentos indianos são famosos no mundo todo pelas festas prolongadas, música e tudo mais. Uma alegria só! Mas o que não é nada agradável é tentar dormir num casarão antigo, sem nenhuma proteção acústica especial, próximo de uma dessas festas. Parte da festança consiste num carro de som com música indiana em looping eterno, passando por todo o povoado. Nossa noite em Mandawa foi assim. E o hotel só podia oferecer plug auriculares básicos...

Pra completar, a comida indiana fez seu já conhecido papel e passei a noite indo e vindo do banheiro.

Foi uma noite e tanto!

Enfim, prefiro lembrar de Mandawa pelos seus havelis. Eles, sim, me fazem ter vontade de voltar ali um dia, sem chuva nem pressa, sem festa de casamento e, principalmente, sem piriri.


4 comentários:

  1. Uaau! Estou sem fôlego! foi uma viagem e tanto. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que delícia ter uma companheira de viagem tão presente!
      Obrigada!
      Fique atenta pois ainda tem mais um pouco de viagem e muita história pra contar.

      Excluir
  2. Foi a minha primeira grande surpresa na viagem de vocês! Nunca imaginei tanto requinte quanto vi nas fotos de vocês dos havelis! Lindo, lindo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiquei boquiaberta com os havelis de Mandawa. Nenhum dos que vi depois me encantou como aqueles.

      Excluir