terça-feira, abril 19, 2011

Desventuras no metrô

Certamente o metrô paulistano nos acostuma mal, apesar das suas deficiências. A malha é pequena para o tamanho da cidade e o número de trens insuficiente para a imensa população. Mas as estaçōes são limpas e modernas, com escadas rolantes e até elevadores. E o melhor: os trens param em TODAS as estações!
Quem conhece o metrô de Nova York, ao ler minha última afirmação já deu uma risadinha e imaginou o que aconteceu...
Pois é!
Até ontem, nossas experiências com o metrô novaiorquino poderiam ser consideradas satisfatórias e, porque não dizer, vitoriosas!
Apesar das estações sujas e desconfortáveis, com longas e lúgubres travessias internas e pouquíssimas escadas rolantes, nós já estávamos cantando vitória e nos sentindo superiores aos que comentavam suas desavenças com o tal transporte subterrâneo.
Ontem, porém, tivemos nossa primeira experiência memorável no metrô de Nova York.
Conto como foi:
Nosso destino era a rua 73 do lado oeste da cidade. Consultamos o já manuseado mapa do metrô e identificamos a estação mais próxima de onde estávamos: era a da rua 53 com a 5a. avenida. Fácil! Caminhamos até lá abrindo caminho entre a multidão que passeava pela região.
Primeira surpresa: as entradas da esquina estavam fechadas para reforma e até descobrirmos a entrada escondida por transeuntes e camelôs no outro lado da rua 53, demorou um pouquinho.
Já na estação, percebemos que ali os trens iam para o sul. Nosso destino era ao norte. Havia, então, que tomar um trem até a 7a. avenida e enfrentar as escadas e caminhos da baldeação... Não desistimos!
Por fim, chegamos à plataforma que nos permitiria embarcar no trem rumo à estação da rua 72, a um pulinho do nosso destino. Lembram? Íamos à rua 73.
Embarcamos. Consultamos o mapinha: seriam apenas duas estações!
Quando o trem deixava a primeira estação, ouvimos um aviso mas não conseguimos entender do que se tratava...
Bem, aquele era um trem expresso. Não parou em nenhuma estação até a rua 125.
Sobe daqui, desce dali, conseguimos chegar à plaraforma contrária e pegar o trem de volta que, por sorte, NÃO era expresso e nos deixou, finalmente, na rua 72, a poucas quadras do nosso destino.
Quer passear de metrô por Nova York? Vem, é fácil!

4 comentários:

  1. Hahahahahahaha!
    Desculpa, mas foi engraçado.

    Que sacanagem...fala sério.

    ô dó!

    ResponderExcluir
  2. Hahahahahahaha!
    Desculpa, mas foi engraçado.

    Que sacanagem... Fala sério...

    Ô dó!

    ResponderExcluir
  3. as desventuras fazem parte!! mas que bom que as venturas também!! fora as aventuras que não podem faltar!!! bejin bejin
    joão

    ResponderExcluir
  4. Fizemos exatamente a mesma coisa.
    Mas aproveitamos para bater umas pernas no Harlem, mas não curtimos alguns olhares e poucos quarteirões depois descemos e pegamos o MeTro de volta.

    ResponderExcluir