domingo, julho 25, 2010

Pra poder visitar os Estados Unidos

Meu primeiro - e único - visto americano foi tirado em 1996. Tinha validade de 10 anos. Assim, desde 2006 estive teoricamente impedida de entrar na terra de Tio Sam.
O visto antigo era do tempo em que um bom despachante resolvia tudo.
De lá pra cá, as torres cairam, o império balançou e muita coisa mudou de figura, inclusive a forma de concessão de vistos. Agora, para obter o selinho mágico, o vistando tem que mostrar sua carinha e seus 10 dedinhos, em carne, osso e unhas, no consulado.
E a façanha tem lá as suas regras... E quantas!
Pra começar, o candidato ao visto tem que entrar no site do consulado preencher um longo questionário, agendar uma entrevista e inteirar-se de todas as regras do jogo. E para ter acesso a isso tudo, há que pagar uma pequena taxa.
No dia 15 de junho, enquanto o Brasil estreava na Copa da África do Sul, me dediquei a essas preliminares. Preenchi o questionário, perdi tudo. Preenchi de novo. Perdi... Tem um tempo pra fazer isso. Preenchi de novo, salvei e consegui terminar a tempo de ver o final do 2º tempo do jogo Brasil 2 x Coreia do Norte 1.
A entrevista foi agendada para o dia 22 de julho, mais de um mês depois...
Nesse meio tempo, havia que pagar a taxa do visto. Tudo explicadinho no site. Tem que pagar no Citibank, levando o passaporte. Paguei!
E fui juntando num envelopão tudo o que poderia ser útil para o dia da entrevista.
Na véspera do dia D, voltei aos papéis. Reli tudo! Nada de eletrônicos no consulado... Hã, hã.
Tirei todos da bolsa: agenda eletrônica, mp3 player, máquina fotográfica, celular. Por via das dúvidas, tirei também meu canivetinho suiço do chaveiro de casa. Sorte! Ele também teria me impedido de entrar no recinto! Ou melhor teria me obrigado a utilizar algum dos muitos guarda-volumes que há nos arredores do consulado, que, pela módica quantia de 5 reais, guardam tudo aquilo que você levou e não deveria ter levado...
O consulado avisa que não tem estacionamento para os usuários e desaconselha que se deixe o carro nas imediações. Assim, decidi ir de ônibus.
Saí cedinho de casa, obedecendo à regra de chegar 30 minutos antes do horário agendado: 8 horas, no meu caso. Acabei chegando bem antes... Por volta das 7.
Pelo caminho ia pensando em como usar o tempo que eu teria antes de que os portões se abrissem. Sim, porque eu imaginava que 8 horas fosse o primeiro horário. Desse modo, o atendimento deveria começar às 7h30.
Que nada! Cheguei e já vi logo a primeira das muitas filas que me aguardavam para aquela manhã. Na calçada. Dali se entrava para o consulado, não sem antes mostrar à segurança todo o conteúdo da bolsa. E mais fila, agora já dentro dos muros do consulado, ao redor de providenciais mesas de concreto onde se podia apoiar as pastas de documentos para localizar o que os funcionários iam pedindo ao longo da fila: agendamento, comprovante de pagamento da taxa, fotografia, passaporte...
E assim, distraidamente, se chega à esteira onde a bagagem e o vistandos são escaneados.
Seguindo faixas coloridas no chão, o pessoal é encaminhado a outras filas e guichês. Senha. Tomada de impressões digitais de todos os dedos. Fila de espera com todo mundo sentadinho e levantando a cada movimento até chegar à janelinha da entrevista. A entrevista, propriamente dita. O visto concedido! No meu caso, a conversa foi rapidinha. Poucas perguntas e nenhuma exigência.
Por fim, mais uma filazinha, a última, no posto dos correios, para mais uma taxa - de 20 reais! - para a devolução do passaporte com o Oscar... ops, o visto.
O processo todo durou cerca de 3 horas.
É isso, cada país, cidade, casa, pessoa, tem suas "regras"... Conviver com eles é uma opção. Quem aceita, tem que se submeter.
Eu aceitei!

4 comentários:

  1. Então, tudo o que falta agora é fazer as malas e vir me visitar, certo?

    ResponderExcluir
  2. Pois então, estávamos pensando em ir em dezembro, mas os preços nos assustaram. Vamos deixar pra fevereiro. Faz 14 anos que não vou a NYC. Tempão, né?

    ResponderExcluir
  3. Só pelo sacrifício que é necessário para conseguir o visto, as passagens deveriam ser grátis!

    Ô burocracia....

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. To conhecendo o seu blog agora.
    Achei interessante.
    Estou indo por conta própria pros EUA e comprei passagens aereas pela Decolar.com (http://www.decolar.com/passagens-promocionais-saindo-de-sao-paulo.html) e to procurando hoteis. Conhece algum para indicar?

    ResponderExcluir