sexta-feira, janeiro 23, 2009

Paris via Londres

As circunstâncias da viagem já foram ditas anteriormente: viemos à Europa a trabalho...
Mas nem por isso deixamos de passear um pouco.
Sendo o trabalho no Reino Unido, nossa passagem era da British Airlines, São Paulo/Londres/São Paulo.
Assim, na manhã de 21 de janeiro, aterrissamos no aeroporto de Heathrow.
Nossa primeira providência foi rearrumar as malas ali mesmo, separando o que seria usado na primeira parte da viagem e o que poderia ficar em Londres, esperando a nossa volta.Ato contínuo pegamos o metrô rumo ao
Hotel Royal National, onde deixamos as malas “ficantes”e fizemos uma reserva para o dia da volta a Londres: 3 de fevereiro.
Fácil, nem foi preciso comprovar a reserva.
Barato, 50 centavos de libra por mala, por dia.
Fazia frio, sim. Mas nada que não pudéssemos suportar. Os dois graus anunciados na hora da chegada não nos assustaram e logo mais saiu até um solzinho.
Apenas com nossas mochilas, caminhamos até a estação St. Pancras, de onde saem os trens para Paris. Dez minutos de caminhada pelas ruas londrinas.
A compra dos bilhetes foi interessante: um bilhete apenas de ida custava mais de 150 libras, ao passo que um bilhete de ida e volta saía por 85 libras aproximadamente. Não pretendíamos voltar por trem, mas compramos o bilhete de ida e volta, claro!
Compramos lanchinhos à guisa de almoço e fomos comê-los na sala de embarque.
Confesso que quando Ana sugeriu a comilança na sala de embarque achei que íamos fazer papel feio em terras de Sua Majestade. Que nada! A sala estava repleta de sacolinhas verdes como as nossas. Todo mundo comia lanchinho da S&M ali. A viagem pelo Eurostar foi boa. Passar pelo eurotúnel não teve grande emoção. É apenas um longo túnel...
Fim de tarde. Chegamos à Gare du Nord, em Paris.
Mais uma viagem de metrô, uma pequena caminhada e estávamos no Hotel Welcome, na esquina do Boulevard Saint-Germain e a Rue de Seine.
Fazia aproximadamente 24 horas que saíramos de casa.
Bem, havia que fazer o reconhecimento do terreno.
Saímos, pois, a caminhar pelo bairro, que já conhecíamos de outra feita.
Revimos ruas e lugares e fomos jantar em pleno Quartier Latin. Escolhemos logo um menu bem francês: sopa de cebola gratinada, fondue de queijo e vinho. Foi a primeira boa refeição que fizemos desde o almoço em São Paulo com Lourdes, que depois nos levou ao aeroporto.
Refesteladas com o jantar, fomos ao cybercafé. Eu havia me esquecido de como eramos teclados franceses...
Na volta ao hotel, passamos num supermercado para comprar água e coisinhas para o café da manhã.
Frio? Fazia sim, mas perfeitamente suportável.
Dia seguinte.
Depois de uma noite muito bem dormida, quentinhas mesmo com a calefação desligada, acordamos numa Paris molhada de chuva.
Ainda chovia quando saímos para a rua. Tomamos um cafezinho no Le Café de Paris, compramos um chip local para o celular e fomos até a Gallerie Lafayette de metrô. Lá, além de percorrer toda a loja, fomos ao último andar, de onde se tem uma vista bonita da cidade.O almoço foi num restaurante próximo ao Opéra. Pasta e vinho.
E seguimos com as andanças de ônibus, a pé... Percorremos toda a Rue de Rivoli. Fomos ao Louvre. Fizemos algumas comprinhas.
Caminhando, chegamos de volta à nossa Rive Gauche. Passando pela Ponte Saint-Michel, Ana fez essa bela foto noturna do Sena. Paramos num café onde se podia acessar a internet por 40 minutos gratuitamente, usando nossos pequenos laptops. Uma bênção poder desfrutar de um teclado normal!
A última parada do dia foi numa creperia. Ali pedimos crepes de queijo, nutella e limão, que fomos comendo enquanto caminhávamos de volta ao hotel, pelo Boulevard Saint-Germain.
Choveu o dia todo. Não era uma chuva forte e vez por outra dava uma estiada. Nossos casacos impermeáveis foram suficientes para nos defender.
No hotel, mais uma arrumação de malas. Dessa vez separando o que ficaria em Paris e o que seguiria conosco para um tour ao Monte de Saint-Michel e aos castelos do Loire..
Da cama, ouvimos a chuva martelando o toldo do hotel a noite toda.
Saímos não tão cedo rumo a Gare de Montparnasse.
Ali compramos bilhetes para o trem rápido – TGV – até Rennes e ônibus dali até o Monte de Saint-Michel. Preço: 64,80 euros.
É a bordo do trem que escrevo esse relato, que será publicado quando tivermos oportunidade de nos conectar à internet.
A viagem até Rennes dura por volta de 2 horas. Chegaremos ali às 13h23, segundo consta no bilhete.
O ônibus que faz o restante do trajeto sai às 17h30. Chegaremos ao Monte St. Michel às 19h.
Ah, na saída do hotel, perdi meus óculos. Como tenho outros, ele não vai me fazer falta. A não ser pelo valor afetivo: eram meus primeiros óculos, comprados há mais de 10 anos, de armação colorida e lentes devidamente atualizadas, claro!

8 comentários:

  1. Meninas...Estou feliz que vcs estejam se divertindo, mesmo com a chuvinha.. senti falta da Charlotte.. Vcs a deixaram em alguma mala?
    No mais, a única semelhança entre a França e o Rio.. é que chove em ambos os lugares... rs.
    Aproveitem bastante.. os castelos do Loire são maravilhosos. Bjs Monia e Família

    ResponderExcluir
  2. Caquete, Anete e Charlote,
    "comantalêvu"?
    Ah, que bom que nossa viagem teve um bom começo. Adoro trem, adoro anoitecer sobre um rio e sopa de cebola gratinada com vinho, é um ótimo programa para estas nossas noites geladas. Adorei reler sobre os lugares que já estivemos.
    E Caquete, você com a echarpe rosa, tá com cara de quem sempre foi francesa.
    Bjs, divirtam-se

    ResponderExcluir
  3. E quem se importa com chuva? Não em Paris, é claro.
    que olhos, coraç]ão e e mente se inundem de prazeres, minhas queridas.
    E isso é só o começo.
    beijins.

    PS.Cadê Charlote? Ai,ai, olha o Conselho Tutelar....

    ResponderExcluir
  4. Continuo acompanhando e me deliciando com seus relatos!! Também estou preocupado com Charlote, onde está mon petit?
    joão

    ResponderExcluir
  5. Queridonas! Também senti falta de Charlotte, ela não gosta do inverno? Relato muito lindo da viagem,um belo começo. Viajo junto em pensamentos.
    Beijo as tres.
    Lou.

    ResponderExcluir
  6. Estou começando a viajar com vocês hoje - e que felicidade... Fiquei feliz até mesmo por causa dos detalhes como horário e preço porque assim me sinto junto.
    Bjs, amigas queridas.

    ResponderExcluir
  7. Nossa, qta mala????? Gostei da cor, rosa(é minha preferida), risos. Gostei do post, das fotos, queijo com nutella e limão é doideira, mas o gosto predominante é de q?? Eu hj comi um sanduíche com molho inglês, queijo ralado e geléia de ameixa, mto doido. Adoro tb misturar molho inglês com mostarda. Já comeu em restaurante no molho da salada, mostarda com mel?? É uma delícia, diferente!!
    Bjos
    Juliana

    ResponderExcluir
  8. Dia 3/02 foi níver da minha tia, comemoram a força, ela naum curte comemorar, aí meu primo levou os salgados e meu tio o bolo, só faltou as fotos, virou sexagenária!! Esse ano promete, uma irmã minha faz 30 anos e um primo meu 20, todo mundo zerado, né? Risos.

    ResponderExcluir