quinta-feira, setembro 03, 2015

Navegar é preciso

Foi sobre as águas que passamos mais de 25% do tempo de nossa última viagem. (Sim, eu calculei a porcentagem virginianamente!)
Grande parte dessa marca foi atingida no cruzeiro pela costa da Croácia, mas também houve a travessia do Adriático – de Dubrovnik a Bari – durante toda uma noite e pequenos passeios de barco nos lagos croatas e no Lago de Bled, na Eslovênia.

Em sentido horário:
Embarcando em Plitvice Park
Barco Vanja, no Lago de Bled
Embarcando no Prestige para navegar na Dalmácia
O barco Dubrovnik da Jadrolinja.

Pra completar, desbravamos rios e canais de Berlim e de Paris. Verdade, usamos boas horas da nossa passagens por essas duas capitaizonas pra navegar! E gostamos, viu? Olha só:

1. Berlim – Bridge Tours

Antes de sair do Brasil, fizemos nossa lição de casa bem feita. Lemos tudo o que pudemos sobre os lugares que faziam parte do nosso roteiro. E foi assim que vimos esse post da Isabel no Simplesmente Berlim e decidimos que queríamos fazer um dos passeios de barco que ela contava lá.
Optamos pelo longo tour pelas pontes da cidade, da Reederei-Riedel: três horas e meia navegando pelo Landwehrkanal e pelo Rio Spree.
Escolhemos um horário no final do dia – 19h, era verão – e fomos diretamente ao porto da Cornelius Brücke, ali pertinho do nosso hotel, o Bikini. Compramos os tickets na hora (maiores de sessenta têm desconto! \o/), embarcamos e pronto: as 64 pontes do trajeto começaram a passar sobre as nossas cabeças, ou será que nossas cabeças é que começaram a passar debaixo delas?


Mas nem só de pontes se fez a nossa jornada. Avistamos palácios, parques, museus, monumentos, construções antigas e modernas, gente – muita gente – curtindo as margens do rio em bares e praias fluviais,  o famoso muro, pôr do sol e, claro, muitas e muitas pontes. Uma festa, acompanhada de uma cervejinha, lógico!
Já era noite quando o barco atracou novamente no porto da Cornelius Brücke.
Voltamos a pé pro hotel e ainda a tempo para um jantarzinho no L'Osteria em frente de casa. (Saudades de Berlim e do Bikini.)

Fotos do circuito, aqui.

2. Paris – Navegação no Canal de Saint Martin

Em Paris, foi o Maurício Christovão o responsável pela nossa programação aquática. Foi nesse post escrito por ele e publicado no Conexão Paris que soubemos dos detalhes do passeio de barco pelo Canal de Saint Martin, o Croisière du Vieux Paris. Foi paixão à primeira lida... Saímos do Brasil decididas a embarcar no “Michel Carné” ou no “Arletty”.
Paris foi nossa última parada nessa viagem, já era julho, verão, alta temporada. Melhor garantir o embarque antes: compramos os tickets on line, no site da Canauxrama. (Mais uma vez, abusei do direito de ser velhinha e tive meu desconto na compra do bilhete!)
Embarcamos no Port de l'Arsenal, do ladinho da Place de la Bastille, que por sorte era bem perto do nosso hotel, o Auberge Flora
Escolhemos a saída da manhã – 9h45. Chegamos cedo e notamos que muita gente comprava o bilhete na hora, mas... "seguro morreu de velho", nós já tínhamos os nossos e logo tomamos nossos lugares no “Michel Carné”.
O passeio leva cerca de duas horas e meia e já começa com emoção: um trecho de 1.854 metros feito por baixo do Boulevard Richard Lenoir, iluminado apenas por algumas frestas no alto. Depois,  já ao ar livre, quatro eclusas, uma ponte giratória, uma ponte levadiça e o colorido Parc de la Villette.
Durante todo esse percurso, pontes, pessoas, carros, prédios, jardins, música, outros barcos e, claro, uma cervejinha pra animar.


O agradável passeio termina no Bassin de la Villette. De lá, pegamos um busão e partimos para nossa próxima aventura parisiense: era dia de ver Bonnard no Musée d'Orsay (mas isso a Ana já contou aqui.)

Mais fotos desse giro aquático parisiense, aqui.

2 comentários:

  1. Navegar é sempre preciso. Adoro o mar, aliás, adoro água. Mas ( e sempre existe um mas...) há águas e águas, não? ;-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade! Nós curtimos essas águas navegadas e navegáveis.

      Excluir