domingo, junho 14, 2015

Primeiras estratégias


Planejar um viagem é como montar um quebra-cabeça daqueles cheio de pecinhas pequenas e aparentemente iguais. A colocação correta de cada uma delas em seu lugar é que vai dar a cara final à cena. 
Começamos a mexer com as peças do nosso quebra-cabeça Europa 2015, em março. A cada dia uma ou outra parte era encaixada. E algumas vezes foi preciso trocar algumas de lugar.
A primeira peça que pusemos foi a do centro: duas semanas na Croácia, com um grupo da Freeway.
A partir disso, fomos construindo o roteiro.

1.
Pensamos em começar por Berlim e, dali, chegar dali até Zagreb por terra, vendo e revendo algumas cidades no trajeto. Para isso, precisaríamos sair do Brasil bem antes da data marcada para o início da aventura croata. Mas... esbarramos com o feriado de Corpus Christi, que encarecia bem os hotéis. 

2.
Decidimos viajar depois do feriadão, o que nos deixava com pouco tempo pra cumprir o planejado. 
Mudamos!
De Berlim chegaríamos a Zagreb em avião. Do roteiro original, conservamos apenas a visita a Dresden.

3.
E foi assim que, depois de voar São Paulo/Berlim com conexão em Paris, passamos pela capital alemã a caminho de Dresden. Foi um trecho bem puxado. Entre idas e mais idas, estivemos quase 30 horas em trânsito. E o voo GRU/CDG pela Air France foi bem desconfortável, apesar de termos comprado assentos supostamente mais confortáveis . 

4.
Com as malas guardadas na Estação Central de Berlim (obrigada Carina, do Viajoteca e Isabel, do Simplesmente Berlim, pelas instruções detalhadas), seguimos para Dresden de trem.

5.
Chegamos ao destino com uma malinha reduzida e preparada para dois dias de quase verão. Chovia e fazia frio. Foi preciso comprar blusas mais quentinhas.

6.
Em Berlim, caminhamos bastante, mas também usamos o transporte público, especialmente o ônibus da linha 100 (agradecimento ao Sundaycooks, ao Simplesmente Berlim e ao Viajoteca.)

7.
Os hotéis foram reservados durante o planejamento. Demos preferência a reservas canceláveis, que, embora um pouquinho mais caras, dão alguma flexibilidade ao roteiro. 
E foi mesmo uma tranquilidade poder cancelar a reserva para a última noite num hotel à beira do aeroporto, para poder esticar a programação na cidade e participar desse evento que a Ana narrou aqui.

8.
Agora já estamos na Croácia, prontas para duas semanas de passeios sem ter que pensar em nada. Hotéis, transportes, bagagens, programação... tudo ficará por conta do Tin, nosso guia nesses próximos 15 dias. 

2 comentários:

  1. Que legal! Vai ser uma linda viagem. Vamos acompanhar tudo por aqui :) Aproveitem bastante!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Natalie!
      Estamos gostando muito do que já vimos da Croácia.

      Excluir