quinta-feira, setembro 05, 2013

Vôos, hotéis y otras cositas más...

Um mês depois do retorno, os posts sobre a parte "mais européia" da viagem já estão no ar.
Logo mais, inicio as histórias sobre nossa estada na Groenlândia e Islândia.
Mas antes quero cumprir a promessa de um post utilitário, contando sobre vôos, hotéis, restaurantes, aplicativos e fontes de pesquisa para essa viagem.
Aí vai, então!
Vôos
Fomos e voltamos de TAM. As passagens foram compradas em abril. Depois de muita pesquisa pela net, resolvemos passar numa loja da TAM pra ver se aparecia alguma barbada. Doce ilusão! 
Com milhas, a coisa era impossível. Demos então a opção de algumas datas, sem destino certo: do início de julho ao início de agosto, para de qualquer país da Europa. O atendente acabou encontrando uma opção com preço interessante: ida 08/07 São Paulo/Frankfurt - volta 05/08 Londres/São Paulo. Topamos!
Os vôos internos foram feitos pela easyJet. Compramos pelo site, ainda antes de sair do Brasil. Um mês antes de cada deslocamento, recebemos alerta para fazer o check in on line. Com os bilhetes impressos e taxas para despacho de bagagem pagas, viajamos muito bem com eles, por preços razoáveis, já que estávamos em alta temporada.

Hotéis que valeram a pena
  • Ibis Frankfurt Centrum  Ótima localização: fomos a pé da estação de trem pro hotel. Padrão Ibis de conforto e relação custo x benefício. Internet grátis no lobby. Reservamos pelo site do Accor.
  • Hotel Quinta das Lágrimas (Coimbra) Vale a pena! Ali nos sentimos princesas. Pra ir da estação de trem até o hotel foi preciso tomar um táxi. Internet por todo o hotel, mas nem sempre com bom sinal . Reservamos pelo Booking. A reserva foi feita para uma viagem anterior que acabou não dando certo. Quem anda sempre por aqui deve se lembrar...
  • Hotel NH Campo Grande (Lisboa)  Localização muito boa, principalmente para quem, como nós, vai ter atividades na Universidade de Lisboa. Fica a dois passos do estação do metrô Entrecampos e a três da estação de trem com o mesmo nome. Bom preço. Ótimas instalações. Internet grátis e operante, inclusive no quarto. Reserva feita pelo Booking.
  • The Bocardo Guest Accommodation (Oxford) Localização muito boa: bem perto da parada de ônibus, bastante central, quarto pequeno mas confortável. Internet no quarto com sinal muito bom. Atenção: 1 - há escadas para chegar à recepção; 2 - há uma casa noturna bem na frente do hotel... e funciona! Vá com pouca bagagem e procure ficar nos quartos do fundo. Nós ficamos na frente e enfrentamos o barulhão da disco! Reserva feita pelo Booking.
  • The Nadler Kensington (Londres) Foi eleito o melhor da viagem. Fomos pra lá depois da decepção com o Hotel Royal National, que já tínhamos conhecido anteriormente. A dica veio do Viaje na Viagem e do Londres para Principiantes. (Há um tempo atrás, hotel se chamava Base2stay). Preço salgadinho, mas o que não é caro em Londres? Localização perfeita, perto do metrô Earl's Court, num bairro residencial cheio de verde e silêncio. Boas acomodações. Atendimento agradável. Tem até recepcionista português, um luxo! Os quartos, apesar de pequenos, são muito acolhedores. Têm uma mini-cozinha e internet operante. Reservamos diretamente no site do hotel.
  • Radisson Blu Hotel (Cardiff) Muito perto da estação central e do centro antigo de Cardiff. Instalações boas. Preço bem acessível. Atendimento cortês. Internet nos quartos. Reservamos pelo Booking.
  • Yotel (Heathrow) Fica dentro do aeroporto, no terminal 4. Paga-se por hora. Não é barato, mas, nosso caso, ficou mais em conta do que meia diária no hotel de Londres. Escolhemos uma cabine standard. Pequena, mas suficiente para o nosso propósito: descansar, tomar um banho e esperar o momento do embarque com tranquilidade. Internet ultra rápida. Mais uma dica do Viaje na Viagem. Reserva feita diretamente no site.


Hotéis que decepcionaram

  • Hôtel du Levant (Paris) Boa localização, bem na muvuca no Quartier Latin. Foi escolhido porque uma amiga ficou lá há muito tempo e gostou, mas deve ter decaído bastante. A recepção e os quartos precisam de uma manutenção. O atendimento é bem impessoal, mas a internet é operante. Caro como todo hotel em Paris. Reservamos pelo Booking.
  • Park Hotel Porto Aeroporto Tem a vantagem de estar em frente ao aeroporto do Porto, mas o acesso ao hotel é bem difícil. Tem que contornar parte do aeroporto, atravessar avenida de trânsito rápido e caminhar por calçadas de pedrinhas (com mala de rodinhas é o que há!). Recepção lenta e quartos sem graça. Internet só no lobby, embora tenham prometido sinal nos quartos. Reservado pelo Booking.
  • Hotel Royal National (Londres) Já conhecíamos o hotel de viagens anteriores, sempre no inverno. Para o verão, o hotel não foi aprovado: não há ar condicionado e as janelas não abrem mais que um palmo. A vantagem do Royal National é a localização: pertinho da Russel Square. Além disso, oferece café da manhã e preço bem bom pra Londres. É possível também deixar a bagagem no hotel mesmo não estando hospedado, a preço bem acessível. A internet só tem sinal no lobby e, como há muita gente acessando ao mesmo tempo, é bem lenta. Reservamos diretamente no site do hotel e tivemos uma dorzinha de cabeça pra cancelar as reservas posteriores (voltaríamos depois da viagem a Cardiff e depois da viagem à Islândia.)



Otras cositas más...
  • E como a internet do Royal National não dava conta da nossa necessidade, resolvemos comprar um chip (que lá só é conhecido por SIM card) pra acesso à internet. Ana foi à lojinha em frente ao hotel e comprou um chip da Three. Chip mais carregamento 20 libras. Mais tarde, carregamos com mais 15 libras e assim, com um smartphone roteando pro outro, tivemos internet à vontade durante toda a estada no Reino Unido. Uma delicinha!

  • Para traçar caminhos - a pé e de transporte público - experimentamos o site do Transport for London e achamos difícil, pesado. Foi daí que encontrei uma dica no blog Dri Everywhere: o Citymapper London. Baixei a app para Android e achei uma belezinha! Recomendo fortemente!


E agora , os agradecimentos!
Teve bastante gente que, direta ou indiretamente, colaborou para o sucesso desse viagem. Vai aí o nosso agradecimento:

  • E à Ana, minha companheira de viagem e de vida, que curtiu comigo cada fase dessa viagem... 

6 comentários:

  1. Um super beijo pra vcs, meninas! É sempre um prazer encontrá-las e voltem logo!!
    Estou na espera dos posts que virão!! Curiosa pr ver inúmeras fotos destas terras que poucos desbravaram...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nós também sempre gostamos de estar com você, Carina.
      Os posts estão chegando e muitas fotos já estão no FB.
      Beijo!

      Excluir
  2. Que leiturinha gostosa para uma tarde de Sol!! Muito legal estar curtindo com vocês a viagem e algumas dicas serão úteis, em breve! Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom saber que gostou... e que as dicas poderão ser úteis.
      Beijo e obrigada pela visita.

      Excluir
  3. Olá, Carmem. Muito obrigada pelo post! Tenho uma dúvida em relação ao Yotel, do Heathrow: uma cabine standard é somente para uma pessoa ou duas pessoas podem dividi-la? Porque o preço é um tanto salgado, dividido com alguém seria ideal. Aguardo responsta, beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu dividi a cabine standard com minha companheira. É bem pequena, mas com jeitinho dá, sim!
      Mas olha, nós somos muito econômicas com bagagem. Se você tiver muitas malas, talvez fique difícil. Nesse caso, pense na categoria superior.

      Excluir