quinta-feira, fevereiro 09, 2012

Sob a neve da Toscana

Quando começamos a preparar a viagem, pensamos em alugar um carro e ir parando pelas cidadezinhas e cidadezonas da Toscana.
Depois vimos notícias de que o inverno seria rigoroso e desistimos do carro, pensando na neve cobrindo as estradas e ruas.
Ficamos com o trem...
E aí lemos um post antiguinho do Ricardo Freire, em que ele sugeria que se fizesse uma base em Florença para visitar a Toscana de trem.
Escolhemos essa opção e nos demos muito bem.
Na viagem entre Roma e Florença, vimos campos e cidades branquinhos. E grossos flocos de neve caiam em alguns trechos.
Duomo de Florença
Mas em Florença não havia neve. Havia, sim, um frio de rachar, intensificado por um vento cortante.
Em algumas manhãs, caíam uns fiapinhos leves de neve. Nada que atrapalhasse as andanças.
Nos instalamos no Hotel Sempione, um 3 estrelas próximo da estação de trem Santa Maria Novella. O hotel não é nenhuma Brastemp, mas cumpriu seu papel: limpo, bons lençóis e toalhas, com wifi free e operante, café da manhã razoável e com localização pra pegar o trem pros bate-e-volta que tínhamos em mente ou pra sassaricar pela parte antiga de Florença.
Já conhecíamos Florença, então só fizemos reconhecimento de alguns lugares. Novidade mesmo foram a Cappella Brancacci, lindíssima e a Igreja Santa Croce, cujo claustro não pudemos ver porque estava fechado naquele domingo, sem nenhum aviso... 
Comemos bem nos restaurantes Baldovino, Buca Lapi (indicações da Marcie), Trattoria Ponte Vecchio (indicação da Mari Campos), Boccadama e Cipolla Rossa (descobertos e aprovados por nós mesmas). E deixamos pra próxima vez o restaurante Oliviero, indicado pela Lena.
Internet free é coisa quase inexistente na cidade. Nada daquela facilidade de sentar num café e navegar contando tudo o que fez, está fazendo e fará. O único lugar onde encontramos uma rede wifi free, foi num lugarzinho sem graça, ao lado do Batistério, chamado Il Ristoro. 
De Florença fizemos alguns bate-e-volta interessantes e outros nem tanto.
Arezzo - Piazza Grande
Fomos a Arezzo num dia de muito frio e neve. A cidade é daquelas cheias de ladeiras estreitas. Pra chegar até a igreja de Santa Maria della Pieve e a Piazza Grande, foi uma dificuldade. Ficamos um pouco desanimadas...
Seguimos viagem para Cortona... E só chegamos até  estação de trem. Ventava forte, fazia muito frio, a cidade fica no alto, longe da estação. E já estávamos cansadas de subir ladeiras naquele dia. Passamos...
Lucca - Piazza dell'Anfiteatro
Dia seguinte, fomos a Lucca. E amamos!
A cidade é plana. Tem uma igreja em cada beco. E uma linda e enorme praça oval, o Anfiteatro Romano.
Não andamos na muralha, não alugamos bicicletas, nem subimos na torre Guinigi. Tivemos um almoço sem graça numa tal Trattoria K2, mas comemos doces bem gostosos no tradicionalíssimo café Di Simo.

A última escapadinha foi para Pisa. 
Não tiramos a tradicional foto segurando a torre. Visitamos o  lindo Batistério, onde de meia em meia hora uma funcionária entoa algumas notas musicais para mostrar a incrível acústica do lugar; andamos pelo Camposanto e demos uma olhadinha rápida na Catedral, já que era dia de missa.
Da estação de trem, há ônibus para o Duomo, mas o turista independente tem que descobrir sozinho qual é e aonde para... Tem também que comprar o bilhete antes de entrar no ônibus, para não correr o risco de ouvir do motorista as palavras que ouvimos na volta, algo como: "Não há mais bilhetes. Acabaram-se!". E nós, que tínhamos pagado 1,50 euros para ir, comprando o bilhete no ônibus, voltamos sem pagar... mas com medo da fiscalização. E se nos pegassem? 
Pisa: fomos, vimos e não precisamos voltar mais.
Nossa saga toscana continuou depois que deixamos Florença, mas deixo pra contar num próximo post.
Por enquanto, fiquem com as fotos dessa peregrinação invernal. 
Olhaí! Essas são minhas...
E essas são da Ana e incluem todos os lugares por onde passamos nessa viagem.

6 comentários:

  1. Que saudades da Toscana!!! Também adoro Lucca e confesso que, apesar do perrengue que deve ter sido pra vcs, adorei ver a fotinho de Arezzo branquinha, coberta pela neve ;-P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Arezzo nos "assustou". Mas depois fomos nos acostumando com as limitaçôes que a neve impõe. :-)

      Excluir
  2. Copiando a Mari, saudades da Toscana...

    Estou curtindo muito esta viagem de vocês, parece que fui junto...E adoraria estar no friozão!

    Beijos saudosos.

    ResponderExcluir
  3. Que delícia de relato, me fez lembrar desta região tão linda :-) Engraçado que fui no Cipolla Rossa e comi o melhor carbonara da minha vida lá, listado entre os melhores pratos da viagem num post. Eu amei Lucca também :-) E mesmo sem a bicicleta é lindo e uma das raras ocasiões na Toscana sem ladeiras hehe! O Café Simo é delicioso! E Arezzo branquinha tá demais. Adorei o roteiro de vocês. Beijos,

    ResponderExcluir
  4. Eu estou junto de vcs, só que sentindo muito calor afff!!!bjãodojão

    ResponderExcluir