domingo, fevereiro 26, 2012

E assim, chegamos a Portofino...

Portofino
Essa imagem de Portofino é mais do que famosa. Tem em folhinha, quebra-cabeça e sei-lá-mais-onde.
Eu sabia que um dia chegaria lá, mas não tinha imaginado que seria nessa viagem.
Como eu já contei, Gênova só entrou na programação como base para explorar as Cinque Terre
Daí, na viagem de trem vimos a estação de Santa Margherita Ligure, a porta de entrada de Portofino, e decidimos explorar a região. 
Marina de Santa Margherita Ligure
Quando o trem pára na estação de Santa Margherita, a gente não tem muita noção do que vai encontrar. Mas é só ir caminhando pela ladeirinha à direita de quem sai da estação e pronto, ali está o mar. Porto, marina, casinhas pintadas de ocre e terracota. Uma beleza de paisagem. 
Ali, como em Gênova, várias fachadas apresentam a arte do trompe-l'oeil, aquela que "engana" a gente, dando a ilusão de algo que na verdade não existe.
Olha e diga quais são as janelas verdadeiras e as falsas...
Difícil, né?
Percorrer a orla de Santa Margherita é tarefa pra pouco tempo.
Hoteis e restaurantes quase todos fechados. Férias. Inverno. 
Ali mesmo, no calçadão da praia, há um ponto de ônibus para Portofino. Bilhetes a 1,50, se comprados na bilheteria. Comprando diretamente no ônibus, dizem que se paga o dobro. Nem quisemos conferir. Compramos no guichê de informações, ao lado do ponto. São válidos por 100 minutos, que no nosso caso foram suficientes para passear pelo caríssimo balneário e voltar a Santa Margherita.
E pra quem achar que eu exagerei no caríssimo, vai aí a prova:
Ventava como se estivéssemos no alto do Everest. Depois de uma volta pelo deck, entramos num pub à beira-mar. O dono nos acolheu com muita simpatia e foi logo oferecendo uma grappa para acompanhar o café que pedimos. Trouxe também uns biscoitinhos doces. O lugar era quentinho, aconchegante e de lá se via um pouquinho do mar. Ficamos um bom tempinho. Sabendo que Portofino é famosa pelos preços, fizemos nossas apostas quanto ao preço da brincadeira. Mas nossas expectativas foram superadas...
Que susto!
Voltamos a Santa Margherita e curtimos a tarde no Bar Giuli, debruçado na marina, com direito a saladinha, pizza, vinho e preços módicos.
O pôr do sol acompanhou nossa viagem de volta até Gênova. 
Era a nossa última noite na Liguria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário