sábado, fevereiro 18, 2012

Passeando pelas Cinque Terre

Já contei antes que montamos base em Gênova para explorar alguns lugares da Liguria.
Foi uma mão na roda.
Do nosso hotel até a estação de trem era um pulinho, só atravessar a Piazza Principe. 
E, uma vez no trem, a Liguria era nossa. 
Era só ter um pouquinho de paciência, já que os trens param em muitas estações antes de chegar ao destino escolhido.
Começamos com Riomaggiore, a porta de entrada, ou saída, das Cinque Terre, dependendo do ponto de partida.

Como o próprio nome diz, Cinque Terre é formada por cinco cidadezinhas, numa região montanhosa, debruçada sobre o Mediterrâneo: Riomaggiore, Manarola, Corniglia, Vernazza e Monterosso Al Mare.
Pra quem está em Gênova, a porta de entrada seria Monterosso. Já Riomaggiore é a primeira cidade pra quem parte de La Spezia. Embora viéssemos de Gênova, decidimos começar por Riomaggiore. Por quê? Ah, porque somos do contra... E porque de Riomaggiore se vai a Manarola, sua vizinha, por um caminho especial, a Via Dell'Amore, que é essa que se vê aí atrás da Ana na foto.
Só por essas poucas coisinhas que já falei, dá pra imaginar que Cinque Terre é um sonho, né? E é!
Mas essa maravilha foi atacada no final de outubro de 2011 por fortes chuvas que provocaram grandes enchentes. Muita coisa foi destruída. E nós sabíamos disso. Até deixamos a visita em stand by quando fizemos nosso planejamento de viagem.
Já do trem, ao passar por Vernazza, dava pra ver a destruição. Uma tristeza.
De Gênova a Riomaggiore se leva quase duas horas de trem. Como eu disse, ele vai parando e muitas estações pelo caminho. A passagem custa  7,30
Chegando a Riomaggiore há um escritório oficial do Parco Nazionale delle Cinque Terre. Ali pegamos um mapa e algumas informações do trajeto. E soubemos que os caminhos de pedestre depois de Manarola estavam fechados. Mas a gente não pretendia fazê-los, mesmo... Nos informou ainda o funcionário que Vernazza estava praticamente impossível de ser visitada e Monterosso estava um pouco melhor, mais ainda em obras.
Assim, as Cinque Terre se transformaram em Tre Terre nessa temporada.
O caminho sugerido para Riomaggiore começa na estação rumo a um túnel que leva à cidade. Primeiro ponto, a marina.
Depois de muita subida, a igreja e um caminho de onde se avista o mar. Quem quiser subir mais um pouco, pode ir também a um castelo. Passamos!
Esse passeíto leva de volta à estação, pelo outro lado. É ali que começa a Via dell'Amore.
  • Antes de começar o trajeto, é preciso adquirir um bilhete - Cinque Terre Card - no valor de 3. 
  • Atenção, o Cinque Terre Card dá direito a usar todas as áreas para pedestres e pic nics do parque, transporte em elevadores e ônibus operados pelo parque e ingresso ao pontos de observação naturalistas, chamados de "musei del territorio". Só que ninguém avisa! Tem que ler no cartãozinho. Não lemos e comemos bola. Em Corniglia,  usamos o ônibus do parque pra subir e descer - a cidade fica no alto - e pagamos mais 1,50 por trajeto...
A caminhada pela Via dell'Amore é muito bonita e fácil. Num instantinho se chega à estação de Manarola. O único senão foi o vento cortante que nos acompanhou desde a saída do túnel em Riomaggiore.
Pra quem vem pela Via dell'Amore, Manarola não é lá muito fotogênica. A cidade fica no alto, virada para o lado contrário de quem chega por ali.
Em Manarola, paramos no primeiro boteco depois da estação pra um lanchinho reconfortante. Não subimos até o povoado.
Decidmos pegar o trem até Corniglia. Lembrem-se era inverno. Dias curtos.
Da estação de Corniglia, sim, se tem uma bela visão de Manarola.
Corniglia fica no alto. Pode-se subir a pé. São 365 degraus, como informa uma placa logo à saída da estação. Ou tomar o ônibus do parque. Fomos de ônibus.
O povoado é pequeno e todo labirintico. Andamos pra lá e pra cá fotografamos, subimos escadarias, descemos e voltamos ao ponto do ônibus justo a tempo de testemunhar um lindo pôr de sol no Mediterrâneo.
De volta à estação, perdemos por um triz o trem direto que voltava a Gênova. 
Mortas de frio, decidimos tomar um trem até Sestri Levante e, de lá, outro até Gênova.
Chegamos famintas e geladas. Descartamos os planos de sair em busca do I Tre Merli. Jantamos na trattoria do hotel e nos recolhemos.
Foi um dia e tanto!
Mais fotos? Aqui! E aqui também!

15 comentários:

  1. Acompanhei a viagem passo a passo, e agora me deleito com os posts e os detalhes. Ano que vem este deve ser nosso destino!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Fui para lá em julho do ano passado, quando tudo ainda estava intacto, tudo é realmente maravilhoso. So uma coisa que estranhei: achei Manarola super fotogenica, a mais linda de todas!. Mas talvez vindo do sentido oposto, né? A minha melhor foto é de lá... da'uma olhadinha no post que fiz sobre 5 terre, a foto principal é de Manarola, vista dela mesma :)

    http://travelforever.com.br/2012/03/28/1-2-3-4-5-terre-italia-le-cinque-terre/

    ResponderExcluir
  3. Olá, Carmem! Para ir de Milão a Genova de trem e de Genova a La Spezia é necessário comprar as passagens antecipadamente ou compro na hora? Obrigada e parabéns pelo blog! Muito útil!

    ResponderExcluir
  4. Érika, isso depende da época em que você vai. Como fomos no inverno e havia pouca procura, compramos as passagens na hora sem nenhum problema.
    Em épocas mais concorridas, melhor comprar antecipadamente. Dá pra comprar pelo site da Trenitalia. Aqui tem todas as informações que você precisa pra isso: http://www.viajenaviagem.com/2011/10/passo-a-passo-como-comprar-passagens-de-trem-online-na-trenitalia/
    Obrigada pela visita e pelos cumprimentos.
    Volte sempre!

    ResponderExcluir
  5. A Fernanda Lobo deixou um comentário/consulta aqui e eu, sem querer deletei.
    Reproduzo o que ela escreveu e respondo:

    "Oi! Adorei o blog, parabéns. Ja favoritei. Estou querendo ir para Cinque Terre. Voce recomenda passar quantos dias por la? Partirei de Lisboa. Voce tem alguma sugestao para chegar até la a partir de Lisboa? Desde ja agradeco e mais uma vez parabenizo pelo blog. "

    Então, Fernanda, você consegue ver as Cinque Terre em um único dia, se quiser. Mas eu diria que uns dois ou três dias podem ser interessantes, principalmente se o tempo ajudar.
    Além da andar a pé e de trem entre as cidadezinhas e descobrir seus recantos, há também um passeio de barco que deve ser bem pitoresco, mas que não acontece no inverno. Perdi, pena!
    Se eu estivesse em Lisboa, compraria uma passagem aérea com as low cost, com destino a Milão ou Gênova e faria o resto do percurso de trem.
    Veja lá o que acha e depois volte pra contar como foi.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Olá Carmen, Estou a pensar ir este ano com o meu marido e filhos. Acha que é um bom sitio para levar 2 crianças de anos e meio?? Eu adoro natureza e andar, mas os meus filhos são pequenos e fartam-se rapidamente de andar pelo que teria de levar o carrinho deles. acha viável??? ou recomenda alguma cidade apenas para irmos.
    Obrigado! Andreia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Andreia. Não tenho filhos e, portanto, não tenho muita idéia de como se processa um passeio desse porte com crianças. O que posso dizer é que, para aproveitar o passeio, há que andar bastante e os terrenos são acidentados: degraus, subidas e descidas íngremes.
      Obrigada pela visita!

      Excluir
  7. Olá Carmem. Seu blog foi muito útil e me pareceu uma viagem gostosa. Vou sair de Milão depois de um pitstop, eu queria ir direto para LaSpezia saindo de Milão 18h, mas desisti por causa do tempo de percurso e ainda tem uma conexão em Gênova. Então resolvi hospedar em Gênova e no dia seguinte deixar a mala no hotel ou na estação de trem e seguir para La Sezia com uma maleta pequena. Fazer um pitstop em Santa Margherita (trem) e Portofino (ônibus) e depois chegar em La Spezia para dormir. No dia seguinte fazer o passeio de trem e volta de barco explorando por cima e por baixo inclusive conhecer a "sexta cidade" - Portovenere, como falou Ricardo Freire. Dormir e voltar para Gênova, ao chegar faz um tour na cidade para no dia seguinte voltar para o Brasil. O que vc acha do roteiro? Posso pegar o trem na estação Piazza Principe para o percurso citado?
    Muito obrigada pela atenção.
    Bjnhs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que o roteiro está bom, sim, Fatima.
      Quando estive por lá fiz esses trajetos de trem que você planejou, sempre partindo da Piazza Principe. Bem fácil!
      Na volta, conte como foi tudo.
      Boa viagem!

      Excluir
  8. Bom dia Carmem, tenho ligo o teu blog e fiquei encantado. Como estou indo para a Itália, pelo MSC Preziosa e que chega em Gênova no dia 04/04/2015, logo pela manhã, assim consta no roteiro, gostaria de aproveitar para conhecer um pouquíssimo de Cinque Terre. Já fiz uma reserva em um hotel próximo a Estação Brignore. Como vcs ajudaria a montar um possível roteiro ? A minha ideia seria assim que chegar em Gênova, deixar as malas no hotel e partir para a estação, retornando no final da tarde e/ou noite.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que delícia, Emanoel! Meu sonho é chegar à Europa por mar. E melhor ainda à bordo do Preziosa... e em Gênova!
      Como você viu, visitei as Cinque Terre numa época ruim: com frio e depois das chuvas que as deixaram desfiguradas. assim, não tenho muito a acrescentar ao que você viu no blog.
      Acho bem possível dar um giro por lá a partir de Gênova , como fizemos e como você está planejando.
      Do meu círculo de amigos viajantes, a última notícia que tenho daquelas terras vem da Helô, que escreveu posts para o blog Aprendiz de Viajante. Dá uma olhada lá: http://www.aprendizdeviajante.com/index.php/2014/08/05/viagem-para-cinque-terre/
      E na volta conte como foi tudo!
      Abraço!

      Excluir
  9. Adorei as dicas!

    Irei para Gênova no final de julho próximo. Estou pensando em me hospedar perto da estação de trem Genova Brignole. Você sabe dizer se dessa estação também é possível ir direto para uma das Cinque Terres?

    Obrigada desde já!

    ResponderExcluir
  10. Não sei dizer, Alice. Dê uma olhadinha no site da Trenitalia, talvez você descubra algo por lá . Boa sorte!

    ResponderExcluir
  11. Bom dia! Ótimo post, parabéns. Sabe dizer como estão as condições da região? Já estão recuperadas atualmente, depois destas chuvas? Obrigada

    ResponderExcluir
  12. Obrigada, Janete!
    Dê uma olhada nesse post da Helô Righetto, que esteve nas Cinque Terre ano passado:

    http://www.aprendizdeviajante.com/index.php/2014/06/04/cinque-terre-roteiro/

    Parece que está tudo bem por lá.
    Se você for, conte pra gente depois como foi a sua viagem.

    ResponderExcluir