segunda-feira, setembro 11, 2006

Quem te viu, quem te vê

Quarenta anos depois, o verso de Chico Buarque que dá nome a essa postagem ainda é atual. Essa dito quase popular que acompanhou tantas fases da nossa vida de brasileiros, ajusta-se perfeitamente ao que quero comentar aqui: o programa Uma vez, uma canção que foi ao ar na madrugada do último sábado.
Quem te viu, quem te vê... Quem, como eu, viu a gravação do dito programa, não pode ficar calado ao ver no que se transformou ao ser transposto para a telinha mais de 4 meses depois. Quem te viu, quem te vê...
E o que eu vi, relatei na época. Está aí:

Editado, cortado, o programa que poucos puderam ver na TV não teve metade da energia que rolou durante a gravação naquele 18 de maio de 2006. Quem te viu, quem te vê...
E tudo isso aconteceu na TV Cultura. Ah, TV Cultura! Quem te viu, quem te vê...
Na grade de programação, sequer constava o nome do programa.
Interessada, escrevi para lá no início da semana. A resposta veio rápida, logo no dia seguinte:
Prezada Carmem,
Acusamos o recebimento de seu e-mail e agradecemos sua participação em nossa programação.
Informamos que o programa "Uma Vez, Uma Canção", com Chico César, irá realmente ao ar na madrugada de sábado para domingo, às 00:50 hrs.
Para consultar nossa programação você deve sempre acessar o site:
Atenciosamente,
Serviço de Atendimento ao Telespectador
TV Cultura São Paulo

Obedeci, voltei a consultar o site por várias vezes. O programa não aparecia. Para o horário de 00h50 desse dia estava programado o Ensaio. A mesma informação aparecia na programação da TV a cabo no sábado.
À meia-noite sintonizei minha telinha na Cultura. Filme.
Intervalos longos. Quem te viu, quem te vê...
Nenhuma chamada para o programa que eu esperava.
Meia-noite e quarenta: programa Zoom.
Mais intervalos sem nenhuma referência ao programa.
Uma e quarenta e cinco, finalmente, Uma vez, uma canção. Estávamos lá, Carlos Rennó, Chico César e a pequena platéia que acompanhou a gravação.
Muito do que vi e ouvi no estúdio não sobreviveu aos cortes do editor. Quem te viu, quem te vê...
Foi assim...
Achei pouco caso da TV Cultura passar o programa tão tarde, atrasado... Será que não querem que o programa seja visto?
Lembrei-me que na hora o diretor reclamou que havia pouco público... Pudera! Quem vai se interessar em participar de um programa bissexto, que vai ao ar num horário esdrúxulo e que não tem nenhuma promoção da emissora?
Ah, a política televisiva... tão misteriosa como tantas outras políticas.

2 comentários:

  1. É Carmô...foi mesmo uma falta de respeito com o público...imaginei mesmo que houve cortes pq creio que vc havia feito uma pergunta e fiquei esperando e não vi!! Pena mesmo.....mas deu pra matar a saudades e ainda ficar sabendo de um detalhezinho aqui e outro ali sobre as músicas!!

    ResponderExcluir
  2. Muito ruim mesmo a história toda, estava doida p/ ver e naum vi, agora mesmo q naum reprisa, buááááá!!!!!!! Teve uma vez q vi um programa bom acho q na TV Cultura, naum lembro o nome do programa, foi com o Geraldo Azevedo, mto bom, acho q é sobre nordestinos o programa, é quase parecido com esse q vc falou.
    Bjos,
    Juliana

    ResponderExcluir