segunda-feira, junho 12, 2006

Peladas na praia

A história é velha, mas ainda rende...

No início de 2004, Ana e eu estivemos na Paraíba. Fomos a Tambaba - praia de nudismo - para o show-festa de aniversário de Chico César. Em seguida, fomos a Catolé do Rocha, terra natal do moço e visitamos seus pais.

Na volta, escrevi os relatos que podem ser vistos no link abaixo. A fotos são de Ana e os textos são meus. É isso!
____________________

Então, o link acima levava a um antigo blog hospedado no UOL. Mas, de uma hora pra outra, o blog foi descontinuado e nem ficamos sabendo. Só descobrimos hoje, quando tentamos acessar o post. 
É assim que o portalzão trata seus assinantes. 


Diante disso, fiz longas escavações nos meus arquivos de 15 anos e aqui está o texto original, que o UOL "engoliu", escrito em comic sans, como se usava naquele então... e com a ortografia da época, também!

Aí vai:
Peladas na praia
Foi num ruidoso cybercafé de Recife que vimos a notícia: Chico César faria um show em Tambaba - o paraíso naturista do nordeste - para comemorar seus quarenta anos.


Seria verdade, ou apenas um fuxico, como o nome do site que divulgava a notícia?
Buscamos confirmação e começamos a reorganizar nosso roteiro - já anteriormente alterado pelas chuvas - e a criar coragem para circular nuas por Tambaba. 
Chegamos a João Pessoa numa chuvosa tarde de 22 de janeiro. Fomos para o Hotel Litoral, o preferido do aniversariante. Com sorte ele também estaria por lá. Não estava e não estaria. Pena!
Entre momentos de chuva e sol passamos dois dias na capital paraibana, curtindo a hospitalidade dessa cidade tranqüila e adquirindo a necessária ousadia para o dia 24. Afinal, essa seria a nossa primeira experiência!
Nos ocorreu ler os jornais, para sentir a repercussão da festa inusitada.
Os colunistas se dividiam.
Carlos Aranha, do "Correio da Paraíba", escreveu:
"... Chico César vai fazer um show comemorando a chegada aos 40 anos, subindo ao palco sem qualquer roupa. Não é apelação. É catolaica coisa de gente grande que vislumbra 'certas coisas' de qualquer lugar de onde esteja. com a coragem grande de poder dizer que sim."
Já Ricardo Anísio, de "O Norte", ironicamente comentava:
"Sem roupa, ele fará uma festa etílico-musical na afrodisíaca praia de Tambaba, na área reservada aos exibicionistas.
... esperamos que o Chico consiga encontrar a fórmula de atingir o sucesso sem fazer concessões demais."
E chegou o dia. Armadas de coragem, chegamos logo cedo à praia de Tambaba. Tiramos nossas roupas, recebemos as boas-vindas do segurança -  nu, claro - e nos dirigimos ao cenário do show - a Pousada Dom Quinzote.


Depois de um primeiro impacto, fomos ficando mais à vontade, ao ver que a questão estética passa muito longe de uma praia desse tipo. Logo depois que nos instalamos, Chico César apareceu e ficou todo surpreso em nos ver. Conversamos um pouco e depois ele saiu para um mergulho.
Do mar, trouxe uma pedra. Achou-a parecida consigo mesmo.


Alguém consegue imaginar por quê?
Mais tarde, veio se sentar à nossa mesa, comeu um pouco do feijão do nosso arrumadinho e ficou ali, batendo papo conosco.
Quando dissemos que íamos a Catolé do Rocha - sua terra natal - nos aconselhou sobre o melhor caminho, nos contou que Mario de Andrade esteve por lá e nos recomendou que visitássemos sua família e levássemos um abraço seu aos pais.
E o show começou:


Alegre, Chico agradeceu a presença de todos  e se pôs a cantar o melhor de seu repertório. 
Na hora do bis, música nova: "Odeio rodeio", em versão revista e ampliada.
O público cantava junto e dançava feliz.
Em nossa mesa, estavam a namorada e a irmã do artista. Estávamos em família.
Fim da festa! Hora das fotos! Claro que não perdemos a oportunidade.


E, como ninguém é de ferro, Chico foi dar um merecido mergulho nas mornas águas de Tambaba, deixando em nossa companhia apenas suas sandálias, tão coloridas como o céu que nos protegia enquanto viajávamos para Campina Grande, nosso destino seguinte.


___________________
Nas minhas pesquisas no fundo do baú dos velhos HDs, encontrei também essa notícia da Folha de São Paulo de 05/02/2004:

NU ARTÍSTICO
Um punhado considerável de leitores deu o aviso: o Ratinho exibiu imagens do show do Chico César pelado na Paraíba. Para quem não esteve no planeta nas últimas duas semanas, a maior revelação da MPB dos últimos anos tinha divulgado que ia comemorar seu aniversário de 40 anos tocando, sem roupa, na praia de Tambaba, de nudismo. Foi uma reportagem rápida, mas que mostrou o "forévis" do Chico e revelou que o cantor não estava pelado, totalmente: ele usava uma faixa vermelha no seu famoso cabelo. Não havia palco: ele cantou da areia, mesmo. Parece que depois Chico deu entrevista. Nu. Um público de cerca de 250 pessoas, também sem roupa, viu a apresentação, segundo informações locais. No final da matéria, ainda de acordo com um dos e-mails-relatos que chegaram, a reportagem do Ratinho acaba com "uma moça rechonchuda indo pro mar morrendo de felicidade".

(Será que essa moça rechonchuda era uma de nós?)
______________________
Atualizado em 04/04/2019

2 comentários:

  1. Adoro essa história! Adoro as fotos! E embora seja velha, ainda dá muito o que falar! Beijos

    ResponderExcluir
  2. "pelado pelado nu com a mão no bolso!"... não conhecia a estória... hehehehe... muito boa!

    ResponderExcluir