sábado, março 14, 2015

Surpresa em Évora

Lembram da minha confissão de dívida de algum tempo atrás?
Então, chegou a hora de quitar parte do débito.
E nem vem com papo de juros, correção monetária, não! 
A história que eu vou contar tá fazendo um ano exatamente hoje. Portanto, tô dentro do prazo de vencimento do compromisso.
Vamos lá:
Ano passado, depois de casamento e lua de mel, fizemos mais uma viagenzinha que passou pela Jordânia, continuou pela Espanha e terminou em Portugal.
Tudo aconteceu porque Ana tinha um congresso em Évora. Ora, como chegar ao Alentejo sem passar antes por esses outros lugares que já citei? Difícil, né gente? Impossível até, eu diria...
Bem, chegamos a Évora de trem, a partir de Lisboa. Não, não é a melhor opção de viagem, é demorada e a estação fica longe da cidade, mas é tão gostoso andar de trem, né não? E de ônibus já tínhamos ido outras vezes.


Ficamos regiamente hospedadas na Albergaria do Calvário, comemos muito bem na Tasquinha d'Oliveira, no 1/4 pras 9 e em outros lugares dos quais já nem me lembro bem, andamos pela cidade, estivemos na belíssima universidade... tudo normal, comum, fácil e acessível a todo e qualquer turista.
O inusitado, mesmo, foi o que aconteceu no dia 14 de março (há um ano, pois!).
Era o encerramento dos trabalhos do congresso e o pessoal da organização nos convidou para um jantar de despedida.
O lugar escolhido era um espaço cultural mantido pelo Grupo Cantares de Évora, mas nem nos disseram isso com todas as letras antes de chegarmos lá. Só comentavam que o jantar seria num lugar imperdível. E lá fomos nós!
Fomos em grupo, portanto nem sei dizer como chegar lá, mas não será difícil descobrir. O lugar é simples, uma espécie de galpão, decorado com peças de roupa e utensílios campestres. 
As mesas estavam postas impecavelmente.


A comida era farta e deliciosa. O serviço, atenciosíssimo, era prestado por senhores e senhoras que, depois de seus afazeres diários, se dedicavam a cozinhar e servir os visitantes.
Mas o melhor e mais emocionante veio no final: despidos de seus aventais, homens e mulheres se reuniram à nossa frente e nos brindaram com a história do grupo e com uma apresentação exclusiva de sua arte musical.
O Grupo Cantares de Évora é, na verdade, um belo e premiado coral que difunde músicas tradicionais do Alentejo pelo mundo afora, desde 1979.
O restaurante/centro cultural é uma fonte de fundos para manter o grupo e, pelo que entendi, só funciona sob demanda. É ali também que o grupo se reúne para os ensaios.
Ana gravou dois pequenos trechos da apresentação deles e eu os posto aqui, esperando encantar a quem passe por esse blog, como os cantores nos encantaram naquela noite eborense.






Aqui, algumas fotos dessa nossa escapadela alentejana.

O que acham? Posso considerar quitada a dívida?

4 comentários:

  1. Que legal! Vou conhecer a Europa em agosto e o meu roteiro é Portugal e Espanha. Só ñ irei a Jordânia. Alguém me indica um bom seguro viagem? Vi que é obrigatório. bjs, Mariah

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sempre uso o World Nomads, Mariah.
      Obrigada pela visita.

      Excluir
  2. Que roteiro interessante. Já estive na Europa, mas fiz Itália e França. Estou querendo ir no ano que vem novamente e talvez eu faça o mesmo que vc Carmem. Se eu precisar de dicas, mando msg aqui no blog ok? Mariah, eu fechei o plano EuroCard, da www.touristcard.com.br bj Stella

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Europa sempre encanta, né Stella.
      Se precisar de dicas, peça, sempre!
      Obrigada pela visita.

      Excluir