segunda-feira, maio 19, 2014

Foi um rio que passou em minha vida...

Não, não é a Portela...
Sim, é o Puritama!


Pra falar a verdade, eu nunca tinha ouvido falar desse rio. Mas lá está ele, a quase 3.500m de altitude, em pleno deserto do Atacama, com oito tanques de águas quentinhas - entre 25 e 30 graus - carregadas de minerais que, dizem, estimulam os aparelhos circulatório e digestivo e o rejuvenescimento da pele.
Chegar à região das Termas do Puritama não é difícil. São uns 30 km a partir de San Pedro de Atacama. Não há transporte público, é preciso ir de carro ou contratar o passeio com alguma das muitas agências que há na cidade. 
Há também quem prefira fazer uma caminhada pelo interior da Quebrada de Guatin e subir pelo leito do próprio rio até atingir as termas. Convenhamos, pra quem gosta de caminhadas difíceis, deve ser uma delícia chegar e poder relaxar naquelas águas tépidas.
Agora, olha só: nem todas as agências têm permissão para chegar com suas vans até bem pertinho do rio. A maioria delas deixa os turistas num estacionamento, de onde é preciso caminhar uns 500m morro abaixo - e morro acima na volta - para chegar ao paraíso das águas mornas.

Lá vêm os turistas, descendo a ladeira!
Foto: Ana Oliveira
Pra nossa sorte, estávamos vivendo os nossos dias de rainhas, e o tour do Tierra Atacama é dos poucos que desce e sobe a ladeira com seus passageiros. \o/
E foi assim, gloriosas, que desembarcamos a um passo das pontes e passarelas que facilitam o trânsito de turistas entre as piscinas do rio cujo nome, em língua indígena, significa águas quentes. 
O complexo é arrumadinho. Tem banheiro, vestiários, cafeteria, terraços com mesas e bancos de concreto, escadas de acesso e decks de madeira... e o melhor de tudo: as cobiçadas piscinas. 
Dá uma olhada, não foi à toa que elegemos esse como o nosso passeio favorito nessa viagem!

Dá pra ficar por lá uma vida inteira, né? Mas nós ficamos só umas horinhas. Pena!
É como diz meu pai, "turismo é ação"! E nós tínhamos muitos outros passeios pela frente.
As termas ficam abertas o ano todo, das 9h15 às 17h30. A taxa de entrada varia entre 15 e 30 dólares e parte da renda vai para os projetos indígenas vinculados à educação. 
#eugostei

2 comentários:

  1. Ui, me deu uma vontade de entrar nestas águas... ;-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma delícia, Marcie! E molezinha...
      Sem falar que estávamos em pleno deserto, né?

      Excluir