segunda-feira, julho 22, 2013

Portugal em três atos

I - Porto
Pelas asas da EasyJet, chegamos ao Porto num fim de tarde... ou seria um começo de noite? Difícil definir isso no verão europeu, quando o sol se põe perto das dez da noite. 
Bem, a verdade é que o sol ainda não havia  desaparecido quando fizemos o check in no Park Hotel Porto Aeroporto, que, como indica o nome, fica mesmo ali em frente ao aeroporto, a uma distância caminhável. Mas ó, se você pilota uma mala de rodinhas, prepare-se: as calçadas são recobertas de pedrinhas portuguesas! 
Nossa passagem pelo Porto foi rapidíssima.
Jantamos com Ana Luísa - amiga portuguesa - em Leça da Palmeira, uma cidade praiana bem pertinho do aeroporto.
Seguimos viagem na outra manhã.
Para colorir a curta estadia, levamos uma advertência do fiscal do metrô. Por falta de informação, compramos um bilhete errado para a área em que viajávamos. Fomos pegas em flagrante minutos antes de descer do trem em Campanhã. Foi lavrado um auto de infração e fomos orientadas a escrever um e-mail à companhia administradora do metrô para justificar a "traquinagem". Acontece...

II - Coimbra


O trem que tomamos no Porto nos deixou na estação Coimbra B. 
Nossa intenção de deixar a mala maior no guarda-volumes foi frustrada: não há esse serviço naquela estação. 
Apelamos para um táxi e em poucos minutos  estávamos diante das escadarias do Hotel Quinta das Lágrimas. 
(Sim, finalmente conseguimos usar aquele famoso voucher sobre o qual eu falei nesse post aqui.)
O hotel é muito agradável. Fazia um calor saárico. Motivos mais que suficientes pra justificar o fato de termos ficado por lá quase que a maior parte dos dois dias em que estivemos na cidade. 
Abandonamos a idéia de ir a Conímbriga. Reservamos uma manhã para explorar as velhas ladeiras de Coimbra. E curtimos nossos dias de princesas naquele palácio do século XVIII.

III - Lisboa

Quem disse que viemos à Europa só pra passear?
Não, mesmo! 
Fomos a Lisboa a trabalho. Por isso, escolhemos o Hotel NH Campo Grande, um quatro estrelas BBB, próximo da Universidade. 
Chegamos de trem na estação Entrecampos, que tem nos seus meandros subterrâneos uma saída bem na frente do hotel. Mas, desavisadas e cansadas, não tivemos paciência de procurar essa via. Acabamos saindo pelo lado errado e tomando um táxi para evitar uma caminhada sob o sol do meio-dia arrastando malas pelas calçadas de pedrinhas portuguesas, outra vez...
O taxista foi muito ético. Evitou uma volta enorme e nos deixou, de mala e cuia, a poucos passos do hotel. 
Nos dois dias em que estivemos por lá, Ana cumpriu suas obrigações profissionais no evento acadêmico e ainda arrumamos um tempinho para conhecer o restaurante Bica do Sapato, à beira do Tejo, indicação das melhores de nossas amigas Vange e Cilmara. Pena que não pudemos ficar mais tempo por lá, curtindo a paisagem. 
Na última noite da nossa estadia portuguesa, ainda tomamos um café com a poetisa Maria Teresa Horta.
Foi breve a nossa temporada de 2013 em Portugal. 
As minhas fotos estão aqui e aqui. Divirtam-se!
Mais fotos,  da Ana, aqui.

4 comentários:

  1. Carmem fico feliz que a novela do Hotel tenha terminado bem e vcs não perderam as diárias. Adorei as pedrinhas portuguesas sob as rodinhas das malas. Bjs para vocês e estou curtindo suas andanças pela Europa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Malu, a novela teve final feliz.
      Vem com a gente que tem mais histórias pra contar.
      Beijo!

      Excluir
  2. Nossa! Que terrinha boa para visitar. No roteiro que estou preparando para a Europa coloquei Portugal em primeiro lugar. Será muito bom conhecer nossos conterrâneos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beleza, Tiago! Portugal é sempre uma delícia. Depois quero saber da sua viagem.

      Excluir