quinta-feira, julho 28, 2011

O pic nic foi bom...

Botando o carro na frente dos bois, vou contando, em tempo quase real, como foi a volta da viagem nesse verão europeu de 2011.
Depois de curtir o último dia em Madri, pegamos as malinhas e seguimos para o aeroporto. Já havíamos consultado o site da Aerolíneas e constatado que o voo não tinha previsão de suspensão por causa das cinzas do vulcão, só tinha um pequeno atraso para a saída, coisa de menos de uma hora.
Ao chegar a Barajas, encontramos uma fila quilométrica nos balcões de check in da Aerolíneas. Quase duas horas depois, quando fomos atendidas, soubemos que o voo, que sairia às 22h, havia sido transferido para o dia seguinte às 8 da manhã. Hã, hã!
Malas despachadas, cartões de embarque emitidos, fomos, por conta da companhia aérea, para o Hotel Meliã, da rede Sol Meliá, um 4 estrelas no meio do nada, com direito a jantar e café da manhã.
Tudo muito organizado, check in rapidíssimo, quarto confortável, wi fi grátis.
Às 5h15 do dia seguinte, atendendo às instruções, todos os passageiros estavam à porta do salão para o café da manhã. Quando o salão foi aberto, houve um oh! geral: não havia cadeiras. As mesas estavam postas para o dobro da sua capacidade normal. No centro de cada uma, uma jarra de suco, outra de leite e um bule de café. Nos balcões, a famosa bolería espanhola: só doces. Nenhum simples pãozinho!
E partimos novamente para o aeroporto.
No acesso ao portão de embarque, uma pequena confusão: o funcionário implicou com a data dos cartões de embarque, que eram do dia anterior. Fomos até o balcão da Aerolíneas mas não havia ninguém ali para fazer a troca dos tais cartões. Voltamos e a exigência já estava esquecida... Coisas da vida!
O voo, que saiu com um pequeno atraso, foi feito num avião enorme.
Atendendo a um pedido de troca de lugares com uma família, acabamos tendo alguma sorte: ficamos com as primeiras poltronas de uma seção. Aquelas onde geralmente viajam mães com crianças. Mais espaço para as pernas, mas impossibilidade de esticá-las...
O trecho Madri/Buenos Aires levou pouco mais de 12 horas. Tivemos direito a um café, um almoço, um filme, outro filme e novamente o primeiro filme...
Chegando a Buenos Aires, nosso roteiro incluia trocar de aeroporto - já tínhamos o voucher do translado em mãos - e esperar o voo das 21h45 para São Paulo, cujos cartões de embarque já estavam conosco. Mas ouvimos insistentes chamados para quem tinha conexão pra São Paulo e achamos que poderíamos estar incluídas. Consultamos quatro funcionários e recebemos quatro informações diferentes. Por fim, estávamos, mesmo listadas para um voo que sairia às 17h15 do mesmo aeroporto, Ezeiza.
E aqui estamos nós, a bordo desse voo.
A última vez que vimos nossas malas foi ontem à noite, em Barajas. Será que elas estão fazendo o mesmo atribulado trajeto que suas donas? Só saberemos mais tarde, na esteira de Guarulhos. Oremos!
*****
Atualizando em 29/07 - 15h 
As malas não vieram. Nós e muitos outros passageiros ficamos com cara de ué na esteira, ainda esperançosos  numa segunda leva de malas, mas que nada!
Apareceu um funcionário da Aerolíneas rindo da gente...
E outro que nos conduziu ao balcão de reclamação de bagagens e se pôs a preencher, manual e lentamente, os boletins de ocorrência. Segundo ele, o próximo voo vindo de Ezeiza chegaria somente hoje, às 14h30. Daí, então, começaria a entrega das malas em domicílio. Isso se nossas malas estiverem mesmo em Bs As. E se elas decidiram ficar mais um pouquinho em Madri? Hum... Aguardem mais notícias!
*****
Atualizando (atrasadinha...) em 10/08 - 22h40
As malas chegaram no dia 30, sábado, no final da tarde, precedidas por um telefonema da Aerolíneas avisando da entrega.
Por onde andaram as danadinhas, não se sabe.
Mas o fato é que chegaram bem, intactas!
Enfim, final feliz!

5 comentários:

  1. Rsrsrs... tô rindo porque não foi comigo viu? Mas já passei por percalços assim, todo viajante passa. Conta se as malas chegaram! Beijos,

    ResponderExcluir
  2. Sabe que nós ficamos no Meliá também? E no mesmo dia!!! Como a gente não se esbarrou? hahaha
    No nosso caso, queríamos um dia a mais em Madrid e nos voluntariamos para o caso de overbooking, o que na alta temporada não é nada difícil né? Conseguimos a melhor hospedagem da viagem toda! =)
    Mas querer a mala no desembarque, já era esperar muito né? Quando eu cheguei, a minha ainda estava em Madrid.
    Como você disse, faz parte de viajar na alta temporada né? =)
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  3. Não ha o que se diga que console, numa hora dessas. Exceto, talvez, vocês não tiveram que desfazer malas... :-)
    Já, já elas chegam. Não deixe que isso estrague as lembranças da viagem!

    ResponderExcluir
  4. Tatá, que coisa! Vai ver esbarramos uma na outra e nem nos demos conta.
    Vocês estavam viajando por qual cia.?

    ResponderExcluir
  5. Marcie,
    Não tivemos que desfazer as malas e nem carregá-las para casa... só isso nos consola. Mas a cada momento nos lembramos de algo "imperdível" que estava nelas. É bom que cheguem rapidinho!

    ResponderExcluir