sábado, janeiro 08, 2011

Foi bom, mas... podia ser melhor

Além de comer muito, visitar os monumentos e chegar de para-quedas na posse do governador, nossa viagem a Vitória teve mais alguns lances. Mas pra ser sincera... eu esperava mais!
Numa manhã quase sem chuva, fomos a Guarapari. A cidade que eu conheci nos anos 80 cresceu e ficou menos charmosa. Pena!
Esticamos até Meaípe, que não conhecíamos. Valeu pela deliciosa comida do Gaeta.
No domingo, segundo dia do ano, fim do feriadão para muitos, fomos à Praia da Costa em Vila Velha. Acabamos não curtindo: muita gente, pouca oferta de lugar bacana pra ficar curtindo a areia... tocamos pro Convento da Penha.
A fila de carros pra subir nos assustou. Seguimos em frente e fomos visitar o Forte de São Francisco Xavier da Barra na Prainha, outra indicação do Tiago. Fomos recebidas por um soldado que nos mostrou toda a parte reservada ao turista, contando toda a história da cidade e do forte.
Aproveitamos a segunda-feira pra ir conhecer um pouquinho da serra capixaba. Não tínhamos feito a "lição de casa", isto é, não coletamos informações e dicas do lugar. Enfrentamos um trânsito pesado até chegar à estrada que leva à cidade de Domingos Martins, na serra. Indicações, sinalização pro turista... nada!
Domingos Martins é pequena e sossegada. No hotel da praça nos disseram que o melhor da cidade era a cachoeira do Galo, a 12 km. Fomos. Linda!
Na volta passamos em Santa Isabel e Viana. E não é que  nos supreendemos com a segunda. Toda arrumadinha, com uma estação de trem lindinha, de onde sai um passeio turístico ferroviário aos domingos e feriados... e a gente nem sabia disso. Se tivéssemos lido esse post do Rotas Capixabas...
A aventura em Viana ficou por conta de um pássaro histérico que dava voos rasantes por cima de nossas cabeças, na tentativa de proteger seu ninho, creio. Mas saímos de lá sãs e salvas, felizmente.
Voltamos ao Convento da Penha na terça-feira pela manhã. Fila pra subida. Enfrentamos. E até que não foi tão demorada. No convento, o que mais impressiona é a vista.
O que mais gostamos mesmo, foi dos finais de tarde no pier de Iemanjá, na praia de Camburi. Pescadores, muita conversa e pouco peixe. Voltamos lá várias vezes.
Fotos, fizemos muitas, mas ainda não foram pro álbum. Tem só uma pequena, mínima, amostrinha aqui
Como eu disse, eu esperava mais dessa escapada capixaba.

4 comentários:

  1. Nossa, Carmem! Você não sabe o quanto as suas impressões tem sido valiosas para mim. É que a proposta do Rotas é justamente a de dar um referencial turístico honesto do nosso Estado, mostrando para o turista o que vale e o que não vale a pena conhecer. E você é bastante sincera!
    Aliás, você tocou em um dos pontos que eu volta e meia repito (fiz até um manifesto sobre isso). O nosso litoral está longe de ser encantador! Alguns lugares tem até praias bonitas (Guarapari), mas a ocupação que se fez não é nem um pouco democrática e espanta, por exemplo, quem não está a fim de "azaração" e bagunça, como eu...
    É por isso que eu, particularmente, aprecio muito as nossas montanhas. Os nossos imigrantes - e descendentes - sabem preservar a natureza e explorá-la de forma sustentável (pelo menos até agora, antes da chegada dos forasteiros endinheirados e sem raízes... eu ainda vou falar sobre isso no Rotas). E eles tem uma capacidade incrível de potencializar ainda mais o turismo da região com pequenas e surpreendentes iniciativas.
    É uma pena que eu ainda não tenha dedicado mais tempo para falar sobre a região! Tenho certeza que vocês poderiam se surpreender muito mais com as nossas montanhas!
    Grande abraço para vocês. E, por favor, voltem sempre!
    Tiago

    ResponderExcluir
  2. Carmem, eu também voltei ao Espirito Santo em 2010 depois de muitos anos da visita anterior. Mas sabe que me apaixonei perdidamente pelas serras capixabas? Domingos Martins e Viana, muito fofas, foram só o começo do deslumbre: avançando mais pela serra, fui me surpreendendo a cada parada (ainda que vc tenha razão: a sinalização para o turista ainda é muito, muito esparsa, e há caminhões transportanto pedras imensas por aquelas estradas de maneira super precária).
    Tomara que sua próxima experiência por lá seja mais bacana ;-)

    ResponderExcluir
  3. Depois de mais de um mês longe do PC...

    Huhauhahuauhuhahua
    Chorei de rir com o passarinho kamikaze!

    ResponderExcluir
  4. Ei Carmen,

    esbarrei no seu blog aqui, acho que vai gostar do meu, é sobre as opções de lazer do ES:

    www.capixabaquersairdecasa.blogspot.com

    saudações bloguisticas!

    ResponderExcluir