sábado, julho 21, 2007

Viagem à Turquia - Parte III: Ainda na Capadócia

Mais uma parte da já lendária viagem à Turquia, em edição revista e atualizada!

***
Não apenas o vento e a água moldaram as pedras da Capadócia. A mão do homem também deu ali sua contribuição, escavando cidades, fortalezas, igrejas.
Nos arredores de Nevsehir ( aquela,com cedilha no s...), fica Özkonak (assim, com trema no o...).

Özkonak abriga uma enorme cidade subterrânea escavada pelos habitantes da região durante o império romano. Era ali que aquele povo se escondia para se proteger dos saqueadores árabes. São salas de diferentes dimensões que serviam de dormitórios, salas de refeições, igrejas, enfim, tudo o que era necessário à vida cotidiana da população. Os imensos salões são ligados por túneis tão estreitos, que alguns até exigem que a pessoa se abaixe para poder passar.

Os antigos moradores dessa cidade sem céu desenvolveram sistemas bem interessantes de defesa e de ventilação. Havia "portas" deslizantes de pedra que interrompiam a passagem quando o perigo se aproximava.

No teto havia buracos por onde se podia espreitar e atacar o inimigo.

Esses mesmos buracos proporcionavam e entrada do ar para dentro da cidade. E isso funcionava tão perfeitamente que até parecia haver modernos aparelhos de ar condicionado tão fresquinho era o lugar.
Nas épocas em que não era necessário usá-la como refúgio, a cidade tinha sua utilidade como depósito de cereais ou como local para preparar vinho.

Outro espetáculo que a Capadócia nos ofereceu foi o museu ao ar livre de Göreme (também com trema no o...).

Localizado em um vale, juntando a beleza natural ao trabalho do homem, Göreme é um lugar extremamente interessante. Escavadas nas rochas há um sem número de igrejas rupestres decoradas com pinturas antigas. Algumas muito elementares, outras mais trabalhadas e coloridas.

Incrível como tudo isso foi feito com tão pouca tecnologia e se conservou por tanto tempo...
À saída ainda pudemos ver mais uma intervenção do homem na natureza: uma curiosa agência bancária...

Dali nos dirigimos para um povoado troglodita: Çavusin (outro nome com cedilha no s).

Começamos nossa visita por uma parte antiga e abandonada morro acima, com moradias também escavadas nas pedras e que hoje se transformou num imenso pombal.

E terminamos nossa caminhada matinal chegando à Çavusin dos dias de hoje.

Nossa última aventura pelas pedras capadócias – e pelas cidades escritas com ç em lugares estapafúrdios – foi a visita ao povoado de Uçhisar com sua imponente fortaleza, ponto mais alto de toda a região.

É ali, entre o Vale dos Pombos e a imensa fortaleza de pedra, que o povo de Uçhisar vive o seu cotidiano.

Para transportar: táxi ou camelo.

Para se localizar: placas de direção.

Para rezar: mesquitas.

E como a região é quentíssima no verão, não podia faltar o bom amigo sorveteiro, que posou alegremente para o click de Ana.

Bem, e clicks não faltaram. Se quiser ver mais alguns, visite nosso álbum no link abaixo:

Ainda na Capadócia

2 comentários:

  1. Poxa que demais sua viagem! Adorei!
    Seguinte, gostaria de uma opinião sua que já foi pra lá. Eu estou planejando minhas férias para setembro deste ano e será minha primeira viagem internacional. Escolhi a Turquia mas queria aproveitar também pra dar um pulinho na Grécia. Ando lendo muitooooooo e cheguei até a pedir cotações em algumas agências. Mas o preço que elas cobram está muito superior ao que eu gastaria se fosse por conta. Mas assim, queria saber se é loucura minha imaginar que com R$7000 eu consigo ficar de 20 a 25 dias fazendo o seguinte roteiro: Istambul -Capadocia-Pammukale -Hierapolis -Atenas-Mikonos-Santorini -Rhodes ? É que já vi mta gente com essa quantia fzendo roteiro em outros países da Europa, mas estou bem em dúvida pq pela cotação que andaram me apssando, ficaria um pouco mais caro... Pode me ajudar com isto, dar sua opinião baseada em qto vc gastou nos dias que ficou na turquia?
    Fico muito agradecida!
    BEIJOS

    ResponderExcluir
  2. Monique, eu estive na Turquia em 2004, já faz um tempinho, né? Por isso não tenho ideia de como estão os preços por lá atualmente. Além disso, fui com um pacote adquirido na Espanha em euros, que incluia transporte o tempo todo, hoteis e muitas refeições. Daí fica difícil dizer quanto eu gastaria se estivesse viajando independente.
    Só te digo uma coisa: 300 reais por dia, incluindo hotel, comida e transporte me parece bem pouco para os preços europeus.
    Boa sorte!

    ResponderExcluir