segunda-feira, julho 02, 2007

Viagem à Turquia - Parte I: Localizando

Final de julho, começo de agosto de 2004. Quase três anos!

Nessa época, Ana e eu fizemos uma viagem à Turquia, com direito à parte asiática e européia do país.
Os preparativos começaram bem antes, ainda aqui no Brasil. Através da internet, compramos um pacote de uma operadora turística espanhola. Foram muitos e-mails trocados até que tudo ficou acertado, inclusive a entrega do material num endereço espanhol: o do Hostal Sonsoles, onde ficaríamos ao chegar a Madrid. Operação arriscada, mas deu tudo certo. E lá fomos nós para nossa primeira aventura turca, num grupo onde éramos as únicas não-espanholas.
Os detalhes da viagem foram contados aos amigos ao longo do segundo semestre de 2004. Vou recontá-los aqui nas próximas postagens, alterando uma ou outra coisinha, se for o caso. Portanto, preparem-se para "viajar" pela misteriosa Turquia!
Visitaremos Nevsehir, Pasabagi, Göreme, Pamukkale, Esmirna, Uçhisar, Çavusin, Özkonak... Lugares que parecem não existir no mapa, não é mesmo?
Mas não os inventamos, não. Eles existem e vamos provar.
Estamos falando da Turquia, país que tem suas terras em dois continentes: Ásia e Europa.

Tudo começou em Madrid, quando a bordo da Onur Air rumamos para Anatólia, a parte da Turquia que fica na Ásia.

Nosso destino era a cidade de Nevsehir, em plena Capadócia, uma região de Anatólia. Dali tivemos acesso a muitas das regiões de nomes esquisitos de que falamos.

Elas existem! E para que ninguém duvide, estão assinaladas com um círculo rosa (ou seria lilás?).
Foi também dali que partimos para outras aventuras turcas, chegando até Istambul.

E nesse rumo oeste inúmeras maravilhas desfilaram diante dos nossos olhos. Pamukkale, com suas piscinas de águas termais e seu lindo pôr-de-sol. Esmirna à beira do Mar Egeu. E outras mais, belas e curiosas. Aí estão elas (também marcadas no mesmo tom rosa/lilás).

Nem é necessário dizer que tudo foi exaustivamente fotografado, não é mesmo?
Pois, voltem a esse blog de quando em quando e terão oportunidade de seguir a nossa "novela" turca.
Próximo capítulo: Pedra e água

Um comentário:

  1. Olá Carmem!
    Meu nome é Marlene e sou professora de Antigo Testamento, teologia no Seminário Batista aqui em São luís. Sou fascinada pelo mundo antigo, especialmente a região da Turquia, antiga Ásia Menor. Adorei suas fotos!
    Gostaria de saber se posso copiar, especialmente as de Esmirna para exibí-las em minhas aulas? Estou falando sobre essa cidade e do que restou hoje, como Éfeso, Pérgamo, Sardes, etc.. Não se preocupe que usarei apenas as paisagens.
    Um abraço.
    Marlene: e-mail: pra.marlene@gmail.com

    ResponderExcluir