quarta-feira, janeiro 31, 2007

Anfiteatro Chico César

No início de janeiro, fuçando pela internet, auxiliada pelo serviço de alerta do Google, dei com essa notícia, no Jornal da Paraíba:
O prefeito Ricardo Coutinho (PSB) inspecionou, na manhã de ontem, diversas obras em andamento em João Pessoa e que integram as quase 80 intervenções do Governo Municipal na cidade.
...
A primeira visita do dia foi à quase concluída Praça Coqueiral, no bairro de Mangabeira I. Lá, os serviços já se encontram em fase de acabamento, com previsão de inauguração para o próximo dia 18.
A Praça Coqueiral mede aproximadamente 17 mil metros quadrados e oferece toda uma estrutura de esportes, cultura e lazer para a comunidade de Mangabeira. Como nas demais praças já inauguradas pela Prefeitura da Capital (PMJP), nesta também foi construído um anfiteatro e que homenageia o cantor e compositor paraibano Chico César.
 (Jornal da Paraíba)

Fiquei toda animadinha e escrevi para o escritório dele querendo saber mais sobre o assunto. A resposta veio rapidinho: Chico iria para a inauguração da praça. Estavam definindo a data.
Dias depois, mais uma notícia:
O Anfiteatro Chico César, localizado à Praça Ellen Lucy (mais conhecida como Coqueiral), no bairro de Mangabeira, será inaugurado nesta quinta-feira (25) pelo prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho (PSB). No
evento, artistas locais realizarão um tributo ao cantor e compositor paraibano, que dá nome a esse espaço de cultura daquela praça. O show terá início às 19h30 e contará com a presença de Chico César.
...
Para esse tributo foram convidados vários artistas locais, que mostrarão suas performances, interpretando canções de sucessos de Chico César. Além da presença do artista homenageado, estarão presentes os cantores e compositores Adeildo Vieira, Gláucia Lima, Escurinho, Vander Farias, Anne Raelly, Kaline Lima e a Banda 5 de Agosto.
O Anfiteatro Chico César tem capacidade para abrigar aproximadamente 300 pessoas e em uma das paredes será colocada uma peça artesanal em homenagem ao cantor paraibano com cerca de 3,5 metros de altura, sendo 1,5 metros da base de concreto e 2 metros da peça em aço, reproduzindo a imagem do artista.
(Jornal O Norte)

Que luxo!!!! Uma estátua do Chiquinho!!!! Quase perdi o fôlego!
E a data da inauguração... Bem na véspera do aniversário do moço.
Isso é que é presente de aniversário!
Curiosa, fiquei de olho nas notícias.
Dessa vez a informação veio através do site da própria prefeitura de João Pessoa:
Uma noite de muita musicalidade no bairro de Mangabeira. A Prefeitura de João Pessoa (PMJP) inaugurou, nesta quinta-feira (25), o Anfiteatro Chico César, localizado na Praça Ellen Lucy (conhecida como Coqueiral). Os moradores do bairro lotaram o equipamento e apreciaram o espetáculo promovido por vários artistas paraibanos ao cantor e compositor homenageado. Chico César fez discurso, cantou e emocionou-se com o carinho do público. Chico disse que chegou à capital paraibana no final dos anos 80. "Minha história se confunde com a desse bairro. Olhando hoje para este lugar, sinto que cada um ao seu modo deu certo", disse. Emocionado falou, ainda, que estava muito feliz, por aquele espaço levar o seu nome: "A cultura tem que ser disseminada de forma democrática, tem que estar no meio de povo. A cidade não deve mostrar a cultura somente para o turista, deve levar também para os cidadãos que residem neste lugar. A cultura tem que ser mostrada na praça. Os moradores, no entanto, tem que preservar este equipamento, porque este anfiteatro já nasceu com vocação para a cultura", pediu o artista.
...
O prefeito Ricardo Coutinho disse que a homenagem ao artista era muito justa, porque o bairro de Mangabeira foi palco diversas vezes das apresentações de Chico César. "Nós não estamos somente homenageando o compositor e sim o companheiro que tem uma trajetória de luta. A caminhada dele se confunde com a do governo e de muitos que hoje estão presentes aqui", afirmou.
Os artistas Adeildo Vieira, Gláucia Lima, Escurinho, Vander Farias, Anne Raelly, Kaline Lima e a Banda 5 de Agosto, subiram ao palco e prestaram um tributo a Chico César. O cantor agradeceu a homenagem e disse que estava muito feliz em ver que os artistas fizeram novos arranjos para suas canções. "É muito bom ver que este palco mostrará muitos talentos como vimos hoje aqui. Estou muito feliz com esta homenagem", disse. Ao final das apresentações, Chico César cantou várias músicas que o consagraram, como 'Mama África', 'Beradêro', 'Pedra de Responsa' e 'Paraíba Meu Amor'.
(Prefeitura Municipal de João Pessoa)

Minha amiga virtual Francinne Amarante, jornalista de Brasília, divulgou a notícia em seu Balaio Cultural , no Cifras e no Overmundo .
É isso!
Agora fica a curiosidade de ver a praça, o anfiteatro, a estátua...

PS. Esta é a centésima publicação desse blog. Tô gostando!
__________________________________

  • Todas os veículos cujos nomes estão escritos em itálico, eram links na postagem original. Entretanto, testados 7 anos depois,  se mostraram inacessíveis.
  • Atualizado em 20/10/2014.

3 comentários:

  1. O Chico César que tem que fazer uma estátua em tua homenagem

    ResponderExcluir
  2. Olá, sou Simone Fernandes, radialista e moro em João Pessoa. Estive nessa inauguração até por uma questão de comodidade pois mora a menos de 30 metros do local. Achei merecida a homenagem pois o Chico além de ser um excelente compositor , é uma pessoa adorável. Espero sua visita no meu blog. Este mês homenageando Zé Ramalho. Um abraço fraterno Simone.

    ResponderExcluir
  3. Olá!!!
    Chico Cesar é realmente muito bom, foi muito importante e serviu de referência para a produção e composição de minhas músicas.
    Abraço!
    Zuza Zapata
    Bitly.com/zuzazapataoficial

    ResponderExcluir