sexta-feira, dezembro 29, 2006

De dez anos pra cá


Clique aqui pra ver mais cartões
Já contei que gosto de "inventar" cartões de boas festas. Pois aí está uma amostra do que meus amigos e familiares receberam nos dez últimos anos.
De 1996 a 1999, simplesmente imprimi os cartões - com imagem e mensagem - e enviei pelo correio. A foto do cartão de 99 foi tirada por mim, numa viagem à Disney, em outubro do mesmo ano.
Em 2000, foram enviados por e-mail, com a música Here, there and everywhere, dos Beatles, como fundo. A ilustração era animada: os fogos explodiam e formavam a mensagem Feliz Ano Novo.
Em 2001, uma inovação: CDs de propaganda, abundantes naquela época, foram etiquetados com a mensagem, tendo como fundo a obra, Noite estrelada, de Van Gogh. Foram enviados pelo correio. Apesar de terem um adesivo avisando que o CD não continha nenhuma mensagem gravada, muitas pessoas tentaram abri-lo...
Para 2002, outra novidade: a mensagem foi impressa junto com o texto de John Cage - De segunda a um ano - que fazia parte da instalação Claro Explícito, criada por Bia Lessa, sediada no Itaú Cultural naquele ano. Aí vai o texto:
"Chamemo-la de
Consciência coletiva (já temos O inconsciente coletivo).
A Questão é: quais são as coisas de que
Todos precisam, à parte dos gostos
E aversões? Começo de resposta:
Água, alimento, abrigo, roupas
Eletricidade, comunicação
Audiovisual, transporte. Forma
De resposta: uma rede global de utilidades."
E a estrela que aparece na mensagem é, clara e explicitamente, uma referência à posse de Lula logo no início de 2003.
2003 foi o ano de fazer amizade com Chico César e sua obra. No cartão um trecho da música Folia de Príncipe, impresso nas folhas do livro Diário de uma paixão, de Ulisses Tavares.
Tenho mania de trazer MICAs pra casa. Tenho "quilos" delas. Para 2004 usei uma delas, da série Johnnie Walker. Fundo preto, com a frase: Papai Noel não existe. E na mensagem, a música Isopor, de Kléber Albuquerque e Élio Camalle.
A mensagem de 2005 chegou aos amigos com a ajuda dos correios e de Cecília Meireles... Explico: um trecho de A arte de ser feliz, de Cecília, foi impresso num cartão pré franqueado dos correios. Fácil!
Nesse dezembro que estamos vivendo, a mensagem teve um texto de João Cabral e uma pintura de Portinari. Foi enviada por e-mail para os muitos amigos reais e virtuais - que também são reais... Para os poucos que não usam a internet, o mesmo texto seguiu numa MICA do Banco Real, que celebra a diversidade, com a mensagem:
Valorizar as diferenças e construir um mundo melhor.
Tomara!!!!!
_____________________
Atualizado em 20/10/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário