segunda-feira, outubro 23, 2006

Na Fnac Pinheiros - mais registros

No telão Chico cantava Outono aqui, versão brasileira feita por ele para a música Autumn leaves - les feuilles mortes, de Joseph Kosma, Jacques Prevert e Johnny Mercer:
Caiu a flor
As folhas caem
Tem outra cor
Triste demais

Eu caio em mim
Sinto que assim
Começa o fim
Do amor que vai

Outrora o céu sorriu
Com o sol que em nós se abriu
Fosse setembro, abril
Era feliz

Hoje o outono mora aqui
Será que há de passar?
Quem me diz?

Como surgiu a idéia de fazer essa versão e gravá-la nesse momento?
Chico explica: tudo começou quando ele ganhou uma bolsa de estudos para o CLAM - Centro Livre de Aprendizagem Musical - escola de música dirigida pelo Zimbo Trio.

Cálice, de Gilberto Gil e Chico Buarque, também foi uma das músicas selecionadas pelo mediador para nos mostrar. A interpretação que Chico dá a essa música está bem distante daquela que ouvimos nos anos 70. A música começa com um clima religioso, passa pelo rap e recebe até uma inserção sonora do disco Araçá azul, de Caetano Veloso.

E Chico nos conta como encara a responsabilidade de interpretar músicas alheias:

"Quando você é autor, quando você é compositor, dificilmente você pega uma música de outra pessoa e faz um quase-cover. (...) Nasce um pouco um sentimento como se fosse uma inveja positiva: Puxa, eu queria ter feito essa música! (...) Mas se eu tivesse feito essa música, eu faria diferente. (...) Isso é sempre presente na releitura que eu faço. A minha versão de Paraíba, de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, passa por aí. A minha versão de Alma não tem cor, do André Abujamra passa por aí também."

Mais adiante, respondendo a uma pergunta do público, Chico voltou ao assunto:

E por aí foi o rumo desse agradável encontro de 17 de outubro de 2006, na Fnac Pinheiros.

Ouça e veja o DVD todo, atenta e calmamente. Ele é lindo!

Uma dica: quando vir a parte do concerto, fique atento, depois dos créditos ainda há cenas interessantes. Não vá desligando rapidinho!

2 comentários:

  1. Legal o post, gostei da última mensagem, vc pode me dizer onde vc está? Depois te conto ou vc mesma veja no meu blog daki sobre minha figuração, está no post do ano passado. O título é Celeste & Estrela.
    Bjos,
    Juliana

    ResponderExcluir
  2. Por falar em DVD, AMEI 2 Filhos de Francisco, o filme é triste, mas naum deu p/ chorar, quero ver depois Olga, vc viu? As músicas são bonitas, ADORO música caipira, os atores, o making of, mto bom mesmo, vi ontem, junto com a chuva gigantesca q caiu. Viu a foto q te mandei por e-mail?
    Bjos,
    Juliana

    ResponderExcluir