segunda-feira, outubro 09, 2006

Água e areia - Parte II

Quem já viu a primeira parte desse relato percebeu que a viagem não foi nada convencional.
Começando pela minha aparência: totalmente loira! Ra, ra, ra! Eu já fui loira um dia...
Continuando a aventura:
Enquanto estávamos em Jericoacoara, hospedadas na Pousada Casa do Turismo, bem em frente ao ponto final da jardineira que trazia os turistas de Fortaleza - via Jijoca, ocupamos parte de nosso tempo em busca de uma maneira de sair dali sem ser pela via convencional: jardineira até Jijoca e ônibus da empresa Redenção até Fortaleza, com direito a parada em Itapipoca. Queríamos algo diferente. Conseguimos!
A Pousada Capitão Thomaz tinha uma jardineira que fazia o transporte de seus hóspedes até Camocim, cidade próxima - 34 km - mas separada de Jeri por muita água e areia. O transporte não tinha data nem hora certas. Tudo dependia da maré, dos hóspedes da tal Pousada - que não era a nossa - e da disponibilidade de assentos. Topamos esperar. Tudo se confirmou para o primeiro dia de fevereiro. E lá fomos nós, de mochila nas costas e carregando uma cadeira/rede que Ana comprou em Jeri.
O caminho incluía, rios a serem atravessados por dentro da água, balsa, a cidade de Tatajuba totalmente soterrada pelas dunas e finalmente, Camocim. Paulo, o motorista da jardineira, nos deixou na rodoviária da cidade. Nosso destino era Parnaíba, cidade no norte do Piauí, onde está o Delta do Parnaíba.
Passagens compradas, mochilas no guarda-volumes, passamos pelo correio e despachamos a tal rede/cadeira diretamente para Assis. Ufa!
E saímos pra conhecer a cidade. Localizada às margens da foz do rio Coreaú, Camocim nos trouxe bons momentos. Andamos por lá, conhecemos seu casario antigo, almoçamos num restaurante na beira-rio e partimos.

Parnaíba nos interessava por diversos motivos. O primeiro deles era estar pisando em solo piauiense! Era também dali que saía um barco de linha para Tutóia, no Maranhão. E além disso, havia o passeio pelo Delta do Parnaíba.
Cidade feia. Nos hospedamos no Hotel Cívico. Feio e ruim, mas com boa localização para os nossos propósitos. Fomos ao Porto das Barcas tratar da viagem para Tutóia. Só haveria barco no dia 5 de fevereiro...
Tínhamos, pois alguns dias naquela cidade. Tratamos de preenchê-los: passeio pelo Delta, praias, lagoa do Portinho.


Uma noite, saímos em busca de um orelhão pra mandar notícias pra casa. (Naquele tempo a internet ainda não era tão difundida...) Caminhando pelo asfalto topamos com uma cobra que fazia o mesmo trajeto que nós. Será que também pretendia telefonar?
E ainda tínhamos alguns dias até a partida do Barco Cidade de Tutóia...
Decidimos então visitar o Parque Nacional de Sete Cidades, 140 km ao sul de Parnaíba.
Em mais uma viagem de ônibus, partimos para Piripiri! O Parque fica a 26 km da cidade. Fomos de taxi e já deixamos contratada a volta para o dia seguinte.
Nos hospedamos no Parque Hotel Sete Cidades, que fica logo na entrada do Parque.
O lugar é simples e tranqüilo. Ali conhecemos Pitty, um pássaro simpático que pousava no ombro ou na mão do garçon e dos hóspedes.
Visitar o Parque foi uma tarefa árdua e inesquecível. Foram aproximadamente 12 km de trilha sob o sol do semi-árido, visitando as "sete cidades", ou seja, sete grupos de rochas com formatos curiosos, além de imensos paredões com inscrições rupestres datada de cerca de 6000 anos.

Cansadas, mas felizes, fizemos a viagem de volta para Parnaíba.
No dia seguinte sairia nosso barco rumo a Tutóia. Mas isso é assunto para o próximo capítulo.
~
Pra quem quiser saber mais sobre o Parque Nacional de Sete Cidades, deixo dois links um link que me pareceu interessante:
~

Fotos da viagem inteirinha, aqui.
           ~
(Atualizado em 12/01/2013)

2 comentários:

  1. Q aventura, legal o texto e as fotos, depois entro nos links. Pensei q fosse recente, fui a primeira vez p/ Porto Seguro na Semana Santa em 2002. Fomos a Trancoso, estava na minha numa mesa tomando água de coco ou refrigerante e vi uma criatura linda, naum resisti, queria tirar uma foto do cara e naum com o cara, aí minha tia chamou o cara, morri de vergonha, ele era lindo, sarado, negro, era nativo, tiramos a foto, antes ele ficava mexendo no meu biquíni, aí disse p/ ele parar, senão naum dava p/ tirar a foto, aí ele se comportou e tiramos a foto, mó contraste eu branquela e ele mó negão, risos. Depois da 1ª vez em PS, fomos de novo em Outubro/04, bom tb, conheci outros lugares, Ilha dos Aquários, Sta. Cruz Cabrália, naum fomos a Trancoso dessa vez, fomos a Arraial D'Ajuda, gostei, comprei um vestido lá. Sempre é bom viajar, né?
    Bjos,
    Juliana

    ResponderExcluir
  2. Naum sabia q foi loira, nasceu loira? Quero ver uma foto antiga, se vc tiver é claro, p/ me mostrar um dia, meu cabelo tb era mais claro, castanho claro, cacheadinho, aí com o tempo foi escurecendo, aí desde os 16 p/ 17 anos eu tinjo ele. Queria ter scaner, aí colocava as fotos antigas no orkut. E vc pinta o cabelo faz mto tempo?
    Bjos,
    Juliana

    ResponderExcluir