sexta-feira, maio 18, 2012

Em Buenos Aires para as #Vibaníadas2012

E não é que em 2012 já é a segunda vez que vamos a Buenos Aires?
A primeira, rapidinha, foi em janeiro. Fomos ver uma exposição linda com fotos e fatos da vida de Mercedes Sosa. 
Já a segunda viagem, no final de abril/início de maio, foi um pouco mais longa. Programada desde setembro de 2011, com um objetivo: participar de mais uma conVnVenção do pessoal que segue e interage com o site Viaje na Viagem, comandado pelo Ricardo Freire.
Ano passado o encontro foi em Nova York. E agora Buenos Aires.
Um grupo de "vibanas" (Viciados-em-Buenos-Aires-não-Anônimos - termo cunhado por uma das frequentadoras do Viaje na Viagem, a Mo Gribel), preparou o roteiro e o "comandante" lançou o slogan: "Vibaníadas 2012".
Olha só a agenda:

#SEXTA 27 ABRIL --->20H30 FUUDIS ---> SAN TELMO
#SABADO 28 ABRIL ---> DAS 15 AS 17H PARQUE ---> ROSEDAL
#SABADO 28 ABRIL---> JANTAR
#DOMINGO 29 ABRIL ---> 10H30 Mafalda> Chile c/ Defensa ---> PRAÇA DORREGO > San Telmo
#DOMINGO 29 ABRIL---> de 20H as 23H GLORIETA --> Barrancas de Belgrano
#SEGUNDA 30 ABRIL ---> 10H TOUR GUIADO NO TEATRO COLÓN --->Tucumán 1171 > Microcentro
#SEGUNDA 30 ABRIL 11H30 CAMINHADA PELA RECOLETA
#SEGUNDA 30 ABRIL 21H JANTAR DE ENCERRAMENTO


Baita programação, né gente? E tudo veio detalhadinho num e-mail, com previsão do tempo, preço de táxi, dicas, mapas, links. Uma belezura o trabalho das VnVenetes/hostesses Sylvia, Majô, Marcie, Silvia e Carla.
E somem-se a essa intensa programação, os encontros casuais aqui e acolá, já que a maioria do pessoal estava hospedada no mesmo bairro: Palermo Soho. Foram dias movimentados e divertidos.
Em vez de contar sozinha como foi cada programação, vou dar a palavra aos que contaram,  fotografaram, filmaram tudo o que rolou por lá.

FUUDIS
Com a palavra Mari Campos e com a câmera uma das organizadoras do tour, que disponibilizou as fotos oficiais do evento num álbum  acessível só pra quem tem um perfil no Facebook... mas quem não tem? 

ROSEDAL
O encontro no parque não rolou. Choveu. Mas a Silvia e a Carla, hostesses desse dia, já tinham uma carta na manga: em caso de mau tempo nos encontraríamos no Café do Malba. Fomos ao Malba. Café lotado. Depois das milhares de fotos do grupo - era o primeiro encontro geral - fomos tomar café e sorvete no Paseo Alcorta, um shopping pertinho dali.
Mas antes, a Majozinha distribuiu os pins do encontro, um oferecimento do Edu Luz, que infelizmente não estava por lá dessa vez.
Até Charlotte ganhou o seu:

JANTAR
Para essa noite, cada um fez sua reserva em restaurantes sugeridos pela Sylvia. Nós fomos ao Crizia e comemos bem por lá.
A Luciana conta aqui sobre o Crizia e outras descobertas gastronômicas imperdíveis.

PRAÇA DORREGO - FEIRA DE SANTELMO
Rolou, sim. Mas nós não fomos.
Dissidentes, nos juntamos ao Riq e ao Nick e rumamos os quatro para a Feira de Mataderos.
Adoramos!
Com a palavra, o próprio Riq Freire, auxiliado pelas cenas registradas pela Ana.

GLORIETA - BARRANCAS DE BELGRANO
Programa dos mais divertidos. O povo na rua, ops... na glorieta, dançando milonga.
Mais uma vez passo a palavra ao comandante!
E a câmera ficou a cargo da Majô.
Depois da farra, fomos jantar no Sucre. Companhia, comida e bebida muito boas, pena que o exaustor da casa não estava funcionando e saímos de lá com cheiro de churrasco.

TEATRO COLÓN - VISITA GUIADA
Mais um programa imperdível. Eu que não conhecia o teatro adorei. E tivemos a sorte de pegar uma guia mara... O Riq conta como foi a visita.

CAMINHADA PELA RECOLETA
Essa nós pulamos. Enquanto o povo caminhava - e curtia - pelas ruas da Recoleta, Ana e eu demos uma fugidinha até a Calle Florida em busca da Maybe, uma loja que faz casacos de couro sob medida e em pouquíssimo tempo. Dica mais que preciosa da  Marcie.
E terminamos a manhã almoçando super-bem no El Mirasol de la Recova a conselho da amiga Sueli.

JANTAR DE ENCERRAMENTO
Não foi bem um jantar - na verdade, jantamos antes de ir... - no que fizemos muito bem. A massa do La Baita, na companhia da família Pellicano e do casal Betenson, nos deixou preparadas para o que veio a seguir...
O encontro era num bar em Palermo Hollywood, o Acabar. Lugar interessante, mas com serviço confuso. Também, quem não se atrapalha quando chega um grupo de mais de 30 pessoas querendo comer, beber e pagar separado? 
Nosso grupo criou um certo tumulto no bar, mas tudo foi resolvido quando nos propuseram ficar num ambiente separado. Ali não chegava o wi fi, nem o garçon... Quando tudo parecia perdido, o Nick descolou logo uma brincadeira coletiva das mais antigas, mas que fez sucesso: ficamos até tarde da noite brincando de mímica. Uma delícia! O tema era nome de filmes e o Oscar foi para o Paulinho com seu en-cu-ralado. Dá pra imaginar a mímica? 

No dia seguinte, muita gente já tinha ido embora. Os remanescentes se encontraram numa esquina de Palermo pra decidir onde almoçar. Acabamos indo ao Mott, onde também assustamos um pouco o pessoal, mas comemos bem e nos divertimos muito.

Fora os programas coletivos - programados e casuais - Ana e eu fizemos umas e outras coisinha: fomos duas vezes ao queridíssimo Café Tortoni. Revisitamos o Bar 6 e o El Sanjuanino. E descobrimos o El Preferido de Palermo, a conselho do amigo Gil.
Para a extravagância da viagem, escolhemos tomar um chá no Alvear Palace Hotel, com todas as pompas e circunstâncias. Foi a nossa primeira vez lá. Gostamos e queremos voltar, mas com algumas mudanças no cardápio. 

Como é de se imaginar, o pessoal caprichou nos posts e fotos sobre a viagem. Deixo aqui alguns links que pesquei nas mensagens do Twitter e Facebook:

POSTS
Por Lu Betenson:
Buenos Aires: apontamentos de uma turista de quarta viagem
Palermo Soho, a Vila Madalena de Buenos Aires

Por Mari Campos:
Buenos Aires: o "dame dos" já não é mais o mesmo
Buenos Aires: os cafés que eu mais curti dessa vez
Flashes porteños
A velha e boa Buenos Aires

Por Silvia Oliveira
Cinco milongas em Buenos Aires: escolha a sua
Brunch do Hotel Fierro

Por Lu Malheiros:
Hotel em Buenos Aires - Boho Rooms

Por Carla Portilho:
Vibaníadas 2012: minha breve participação

Por João Batista Andrade:
Fotograma - Buenos Aires Parte 1
Fotograma - Buenos Aires Parte 2
Fotograma - Buenos Aires Parte 3

FOTOS, MUITAS FOTOS
A Adriane e a Majô postaram suas fotos no Facebook. Pra quem tá lá, é só clicar no nome delas aí em cima e se divertir.

Ana, Arthur e eu fizemos álbuns públicos no Google, vai lá!

Será que é só isso? Certeza que não! Quem tiver mais coisa pra mostrar, diga que eu linko.
***
Atualizado em 25/07/2012

12 comentários:

  1. Não tenho palavras para dizer como eu gostei deste post :-) Foi muito legal #BUE! Passeios, jantares, a última noite que foi especial mesmo. E o Mike ficou fã de você e da Ana, precisamos marcar de ir jantar em Santos qualquer dia. Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Bom que gostou, Lu!
    Fiz um pequeno acréscimo na parte que fala da noite final. Dê uma olhada!
    Nós também achamos o Mike uma simpatia. Vamos marcar aquele jantar em Santos, sim!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Este post está quase melhor do que todos os encontros!! Foi muito bom estar com todo mundo.

    Eu perdu sodas as minhas fotos, mas quem tem amigos vai longe, né? Agora já tenho todinhas. :wink:

    Você viu que quase nem deu tempo de você fazer o post e já estamos (as doidas!) querendo marcar mais encontros? :lol:

    Beijos já saudosos!

    ResponderExcluir
  4. Estes encontros são MARAVILHOSOS, e reviver tudo de novo através dos posts dos amigos é tudodebom. Eu é que preciso criar vergonha. Nem baixei minhas fotos da máquina ainda. Foi muito bom estar com voces em NY2011 e BUE2012. Que venham mais...

    ResponderExcluir
  5. Ai, que post mais fofo <3 <3 <3 Uma delícia sempre quando essa trupe se junta por aí e mais delícia ainda encontrar vocês. Fiquei super arrependida de ter voltado logo no domingo e perdido tanta coisa legal - inclusive o en-cu-ralado :D :D :D Na próxima, eu aproveito todinha, prometo!

    ResponderExcluir
  6. Meninas,
    Foi bom, mesmo, né? Que venham outros - muitos - encontros tão bons quanto os que já passaram.
    Obrigadinha pela visita e pelos comentários.

    ResponderExcluir
  7. Carmem, que post bárbaro para quem não pode ir ao VnVBUE2012. Adorei!
    Para o VnV2013 espero estar com vcs.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  8. Carmen e Ana,
    Achei o “De uns tempos prá cá” googleando sobre a unha vermelha de Zeca Baleiro, em 11.Abr.2012, e ele (não o Zeca, mas o blog de vocês) me prendeu.
    Parecia prosa regada a café e broa. Agora googleando sobre BsAs topo com vocês novamente. Virei fã do Blog "De uns tempos..." Bom isto!
    Abçs, Alice

    ResponderExcluir
  9. Carmen e Ana,
    Achei o “De uns tempos prá cá” googleando sobre a unha vermelha de Zeca Baleiro, em 11.Abr.2012, e ele (não o Zeca, mas o blog de vocês) me prendeu.
    Parecia prosa regada a café e broa.
    Agora googleando sobre BsAs topo com vocês novamente. Virei fã do Blog "De uns tempos..." Bom isto!
    Abçs, Alice

    ResponderExcluir
  10. Adorei o relato! Pena que não esteve no Rosedal, é um dos meus lugares prediletos em Bs As.
    Bjs
    Lilian
    www.vidaeviagem.com

    ResponderExcluir
  11. Lendo o post me deu uma saudade!
    Obrigada por colocar o Dividindo a Bagagem na lista!
    Até a próxima, bjs,

    ResponderExcluir
  12. Oi Carmem, ótimo relato! Obrigado pela citação do álbum!
    Abs

    ResponderExcluir