domingo, abril 24, 2011

Pra Nova York de Avianca

Quando decidimos voltar a Nova York dois meses depois da primeira viagem, pra participar da conVnVenção, já era tarde para emitir passagens com milhas.
Procura daqui, procura dali, acabamos decidindo por um voo maluco da Avianca, via Bogotá.
A aventura incluia uma conexão de 10 horas na capital colombiana na ida e outra, de 9 horas, na volta.
Como o horário da ida era melhor, programamos uma saída do aeroporto pra visitar a cidade.
Em São Paulo, pedimos ao atendente do check-in para nos colocar na saída de emergência, onde é sempre mais espaçoso. Conseguimos!
Em Bogotá, passamos rapidinho pela imigração, deixamos as malas no bagageiro - viajamos só com bagagem de mão - pegamos um táxi e caímos no mundo.
Já sabíamos que a cidade estava caótica por conta de uma eterna obra, mas fomos assim mesmo.
Visitamos o Monserrate e o Museu Botero. Gostamos bastante! Enfrentamos uma chuvinha boa na hora de procurar um táxi para voltar, mas deu tudo certo.
No segundo voo - Bogotá/Nova York - já não tivemos tanta sorte com os lugares no avião. Viajamos apertadinhas numa poltrona comum.
O voo saiu com atraso por um problema técnico, o que ocasionou atraso na chegada e ainda mais congestionamento na passagem pela imigração americana. Mas essa história eu já contei...
Viajamos a noite toda apenas com um lanchinho mixuruca servido logo após a decolagem. Ao amanhecer, antes do pouso, nos serviram um copo de água!
Nove dias depois, chegou a hora de voltar.
O voo de volta saía às 0h55 do dia 23. Com exatas três horas de antecedência, lá estávamos nós na já longa fila do check-in, no terminal 4 do JFK.
Para atender aos poucos viajantes da classe executiva, dois guichês. Para os simples mortais da classe turística, apenas um! Resultado: uma hora e meia de fila. E bares fechados depois que nos livramos dela...
Comemos umas bolachinhas que tínhamos na bolsa e embarcamos.
Havíamos pedido as poltronas de emergência e a atendente tinha deixado subentendido que estava OK. Surpresa: as poltronas 11 E e K eram as anteriores à saída de emergência, daquelas que NÃO reclinam...
Bem, dá pra imaginar como chegamos a Bogotá na manhã seguinte, né? E a Avianca ainda nos brindou com outro copo de água como café da manhã!
Saímos direto do avião para as salas de embarque, sem direito sequer a uma escada rolante pra chegar lá em cima.
Como de praxe no El Dorado, as salas de embarque só abrem na hora do voo. Passageiros em trânsito devem se acomodar nas poucas poltronas do corredor.
Conversa vai conversa vem, descobri que portadores do cartão Diners poderiam usar a sala vip da Avianca, mas o acompanhante tinha que pagar 36.000 pesos colombianos, algo como 20 dólares. Nunca vimos isso, mas mesmo assim topamos! Afinal, tínhamos muito tempo de espera pela frente.
A tal sala vip é bem caída. Poltronas velhas, lanchinhos sem graça à vontade e banheiros em reforma, portanto fora de uso. Mas tem wi-fi sem limite de uso.
Foi ali que vivemos as quase 9 horas de espera até o embarque no voo para São Paulo.
Na hora do embarque mais um barraco: depois que todos os passageiros já estávamos na sala, fomos "convidados" a sair e formar uma fila no corredor para sermos readmitidos na sala um a um. Caprichos colombianos!
Já no avião, mais um quiprocó: as enormes - as maiores que já vimos em toda a nossa carreira de viajantes - e inúmeras malas "de mão" permitidas aos passageiros não cabiam nos bagageiros de bordo, como já tinha acontecido no voo JFK/Bogotá, em menor escala. Dessa vez, demorou pra resolver a questão.
E assim, saímos com atraso, sentadas na penúltima poltrona do avião, a 22, que, em um delírio, chegamos a acreditar que poderiam ser as da saída de emergência. Mas pelo menos elas reclinam...
Quer viajar com a Avianca? Fica, vai ter água!

26 comentários:

  1. bom dia, carmen
    tudo bem ?
    adorei o relato !!!
    mas fiquei com uma dúvida, e gostaria de ouvi-la a respeito ... estou p/ emitir minhas passagens SP-NYC, e os preços da avianca estão quase USD1000 mais baratos que tam vôo direto !
    compensa ???
    obs: a volta tem escala de 2h30 em bogotá apenas !
    obs2: o vôo em si é ok ?
    thanks lot !!!
    roberto

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, Roberto!
    Eu acho que super-compensa. É uma boa diferença no preço, né? E o voo é OK.
    Só peguei avião grande no primeiro trecho da ida. Os demais - Bogotá/NY, NY/Bogotá e Bogotá/São Paulo - foram em aviões menores, mais apertados.
    E o serviço de bordo, você viu como é...
    Mas estando preparado pra essas coisinhas e não fazendo quaetão de super-conforto e super-serviço. Eu acho que vale a pena. Ainda mais que a volta será bem mais rapidinha do que a que eu fiz.
    Boa sorte e boa viagem!
    Se puder, depois conte como foi.

    ResponderExcluir
  3. Olá Carmem,
    estou no dilema de viajar pra NY de Copa ou Avianca. Já ouvi muita gente reclamar da Copa por causa dos Boeings 737 (os mesmos usados pela GOL) que são super desconfortáveis para se fazer uma viagem longa.

    Os aviões da Avianca são bons? Tem televisões individuais? O serviço de bordo voce ja comentou ne...

    ResponderExcluir
  4. Eu não saberia te dizer os modelos dos aviões da Avianca.
    O 1º - SP/Bogotá - era dos grandes, aqueles que têm fileiras com 2 lugares nas janelas e fileira com 4 lugares no centro.
    Os outros - Bogotá/NY, NY/Bogotá e Bogotá/São Paulo - foram aviões menores, mais apertados, com fileiras de 3 lugares de cada lado. Todos tinham TVs individuais, com bastante programação.
    Mas confortáveis... não são, não.
    Leve sua lancheira!

    ResponderExcluir
  5. Carmen, vc conseguiu dar uma olhada na classe executiva da avianca? se as poltronas eram maiores ? obrigada

    ResponderExcluir
  6. Mariana, não me lçembro. Mas acredito que deviam ser um pouco mais confortáveis que as da classe turística. Pelo menos, não me chamaram a atenção...

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Vou fazer uma conexão em bogota de 10hrs em janeiro daria tempo de visitar o centro historico e o monserrate? vcs foram de taxi? irei chegar a 13 e sairei as 11... sou obrigada a passar pela imigração para despachar as malas maiores né? obrigada!

    ResponderExcluir
  8. Dá tempo, sim, Veronica. Nós fizemos tudo isso.Fomos ao Museus Botero e ainda paramos pra um café no centro histórico. E chovia!!!!
    Bem, como não tínhamos bagagem despachada, não sei dizer como funciona o despacho delas. O que fizemos foi passar pela imigração e deixar as malinhas num guarda-volumes do lado de fora.
    Na ida, preste atenção no caminho, veja se os consertos já acabaram. Quando fomos estavam um rebuliço de obras. Nesse caso é melhor dar um prazo maior para a volta, pra não perder a hora, né?
    Boa viagem!

    ResponderExcluir
  9. Olá Carmem!
    Parabéns pelo blog!!
    Estou comprando uma passagem pela AVIANCA. Como nunca viajei por essa companhia estou super insegura..
    e ao mesmo tempo super satisfeita com a diferença de preços de outras companhias.

    O trecho é o seguinte:
    Ida:
    Guarulhos (4:40) - Bogotá (7:45)
    Bogotá (14:45) - Nova York (20:30

    Volta:
    Nova york(6:55) - Bogotá (12:49)
    Bogotá (15:35)- Guarulhos (00:30)

    Isso porque moro em Brasília, pegaria um trecho Brasília/Guarulhos..
    Acredito que compensa pagar bagagem adicional..
    Será que você pode me auxiliar com sua opinião e dicas se é arriscado comprar??
    Muito obrigada!!!

    ResponderExcluir
  10. Oi, Mônika!
    Eu acho que vale a pena, sim, desde que você esteja preparada para essas pequenas dificuldades que eu contei no post. Afinal, a economia no preço também tem seu preço...
    Arriscado? Não é não.
    E com o tempo que você terá por lá na ida, dá até pra dar uma voltinha na cidade, se você tiver pique.
    Boa viagem!
    Aproveite muito e depois conte como foi tudo.

    ResponderExcluir
  11. Oi Carmem. Uma duvida sobre a imigração na volta.
    Pretendo ir a NY e trazer alguns instrumentos musicais. Como é a imigração em Bogotá? Será que serei taxado já na Colômbia?

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  12. Na volta, não saí do aeroporto. Fui direto do desembarque para a área de embarque, com a bagagem de mão apenas.
    Houve uma revista rigorosa da bagagem de mão na hora do embarque para o Brasil.
    A parte de alfândega foi feita só no Brasil.

    ResponderExcluir
  13. Olá, Carmen!
    Minha pergunta é: voltando dos EUA ao BR com conexão em Bogotá a alfândega não dá moleza da mesma maneira? Ou por ser um voo que vem da América do Sul fica mais tranquilo?
    Muito obrigado!
    João

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João, não tive problema nenhum com a alfândega. Na verdade, eu não trazia nada além da quota e não fui "convidada" a parar para a revista. Passei na boa...

      Excluir
  14. Olá Carmem.
    Como será a minha primeira viagem internacional, estou com algumas dúvidas.
    O aeroporto de Bogotá é seguro?
    Como funciona a conexão? Quando saí do avião, já podemos ir para a sala de embarque? Acredito que o tempo de espera para a conexão são de 2 hs, conforme informado pelo agente de viagens.

    Cesar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. César, não tive nenhum medo no aeroporto de Bogotá. Achei seguro, sim. Mas nada de dar bobeira, claro!
      As salas de embarque lá só abrem um pouco antes do horário do voo. Antes disso, tem pouco lugar confortável pra ficar. Se tiver acesso a alguma sala vip, use. Eu usei e não me arrependi.
      Boa viagem!
      Depois conte como foi.
      :-)

      Excluir
  15. oi Carmem, quando voce fez conexão de 10 horas, e saiu do aeroporto para passear, paga alguma taxa ao sair ou entrar novamente do aeroporto de Bogotá???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não paguei nada, não. Tínhamos lido sobre a existência dessa taxa, mas quando chegamos lá vimos que as regras não se aplicavam ao nosso caso. Saímos e voltamos sem taxas!

      Excluir
  16. Ola Carmen… como era o tamango dos overhead bins nas aeronaves? pequeno… tenho uma viagem marcada para NY em Junho pela Avianca e sou musico… nao gosto de despachar meu contrabaixo eletrico… o bag dele tem mais ou menos 122 cm de comprimento… serah que consigo acomoda-lo no bin? sabe se a tripulacao tem armarios para ternos? obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os bagageiros internos das aeronaves nas quais viajamos eram normais. E, como eu disse, não foram suficientes para todas a malas que embarcaram... Assim, acho que você poderá ter problemas com o seu contrabaixo. Sobre armários para ternos, não tenho ideia... Boa sorte!

      Excluir
  17. Ola,

    Vou fazer uma escala em bogota por umas 20 horas la, resolvi ate pernoitar por la, porem estou com uma duvida, a minha mala sera despachada diretamente ao destino final ou terei que pegar a mesma no desembarque de bogota para despacha-la novamente???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No nosso caso, tivemos que retirar as malas e despachá-las novamente. Boa viagem!

      Excluir
  18. ola carmem, estou vendo uma passagem pro canada que tem escala em bogota de 1h20min, você acha que da tempo de pegar o outro avião?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu imagino que você comprou uma passagem "completa", não é mesmo? Ou seja, da mesma companhia, com escala em Bogotá. Se for assim, não se preocupe, tudo estará previsto, inclusive algum eventual atraso.
      Agora, se você comprou trechos separados... comece a rezar para dar tudo certo, pois qualquer imprevisto poderá ser fatal.

      Excluir
  19. Minha experiência com a Avianca também foi traumatizante, e procurando relatos parecidos com o meu acabei aqui...
    A companhia extraviou a mala (na verdade acredito que fui roubada pela funcionária da Avianca, tudo leva a crer, já que a minha mala foi etiquetada com o nome e destino de outra pessoa e a minha etiqueta foi parar em uma mochilinha velha e vazia! Maior confusão, mas enfim, não quero acusar ninguém sem provas!), e o pior de tudo é o descaso com que me tratam. Eu ligo, eles me colocam na espera. Mando e-mails, sou ignorada. O pior de tudo: publiquei no facebook deles contando a minha história, o post teve muita repercussão, compartilhamentos e comentários, o que eles fazem? Ocultam o post sem tentar resolver a situação! Um absurdo! Nunca mais viajo com essa cia aérea e não recomendo a ninguém que o façam!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que desagradável, Fernanda! Volte para contar como foi solucionado o seu caso. Boa sorte!

      Excluir