terça-feira, fevereiro 14, 2006

Pôr-de-sol e lua cheia nas montanhas

Era dia 13 de fevereiro quando chegamos a Ronda, bela cidade que fica no alto da serra, a quase 100 km de Málaga. A cidade se assenta em dois picos, unidos por uma ponte do século XVIII. Abaixo dessa ponte, chamada de Ponte Nova, está o precipício: o "tajo", cavado pelo rio.
Já conhecíamos a cidade, mas quisemos voltar.
Desta vez, desprezamos o Parador Nacional e seus preços exorbitantes, resultado certamente de sua localizaçao à beira do "tajo", e ficamos no Hotel Rainha Vitória, o mais antigo de Ronda.
Foi criado em 1906, e lá já se hospedou até mesmo Rilke, quando compôs sua "Trilogia Espanhola"!
O quarto onde ele ficou agora é uma espaço de homenagem a ele. Há também uma escultura que o representa no jardim do hotel, olhando para o abismo. Bonito!
Continuando a sessão de celebridades, na sala de estar do dito hotel tem uma foto de Juan Carlos e sua esposa. Além disso, uma placa na entrada esclarece que lá também esteve Afonso XIII. Enfim, parece que, sem querer, acabamos achando um hotel bem interessante em Ronda!
Chegamos bem a tempo de ver o pôr-do-sol de nossa varanda. Lindíssimo!
No dia seguinte, dedicado a San Valentín , protrtor dos enamorados, visitamos o centro de interpretação da ponte nova de Ronda, isto é, uma exposição de toda a história da ponte, que fica exatamente embaixo da dita cuja.
Fomos também aos banhos árabes e descemos pelas estradinhas que ficam no fundo do "tajo" para ver a cidade de baixo para cima.
Para comemorar San Valentín , quando estávamos almoçando, a cozinheira recebeu um lindo ramalhete de flores e ficou encantada... Perdeu até o rumo da cozinha.
À noite, com a lua cheia, caminhamos bastante em busca de um lugar pra comer. Fazia frio e a cidade estava vazia. Parece que todos comemoravam o San Valentín em casa... Acabamos achando um restaurante com cara de Gaudí e comemos uma beringela com melado, acompanhada, é claro, de vinho.
Voltamos pra casa à luz da lua pra arrumar as malas.
No dia seguinte partimos cedo de volta a Málaga. Deixamos Horácio no aeroporto e rumamos para a estação rodoviária. Próximo destino: Algeciras.
Chegamos hoje a Algeciras. A cidade fica à beira do porto e é muito feia. Cheia de marroquinos suspeitos, lugares feios e sujos...
Há pouco demos uma passadinha na praça principal e achamos um pouco mais bonitinha.
Mas na verdade, o que nos importa aqui é mesmo o porto, de onde partiremos amanhã cedo para o Marrocos. Calma, lá! Não vamos muito longe, não. Vamos somente até Tanger, bem no norte, pertinho daqui. Há um barco rápido que chega à África em 35 minutos. A cidade de chegada é Ceuta, possessão espanhola. Depois vamos a Tetouan e, finalmente, Tanger. Ah! E não vamos sozinhas, por nossa conta e risco, pegamos um pacotinho rápido. Voltamos no dia seguinte, ou seja, na sexta-feira no final da tarde.

Um comentário:

  1. Mandem noticias logo, estou preocupado, cuidado se houver algum mordomo por perto!! quero noticias!!! alô cambio!! alô cambio!!!

    ResponderExcluir