domingo, fevereiro 15, 2009

Oxford

Chegamos a Oxford no início da tarde da segunda-feira, 9 de fevereiro.
Ainda na estação ferroviária, compramos bilhetes para o próximo trecho que seria feito dois dias depois: Oxford/Edimburgo. Passagens caras: 101 libras por pessoa!
O trajeto entre a estação e o Wadham College, onde nos hospedaríamos, foi feito de táxi. Rapidinho!
O Wadham College está em reforma, preparando-se para comemorar seu quarto centenário em 2010. Assim, em meio às obras, tivemos alguma dificuldade em encontrar a recepção e ficamos rodando entre os jardins nevados e chuvosos do Wadham.
Quando conseguimos , finalmente, chegar ao nosso quarto, tivemos uma agradável surpresa: era bonito, cômodo e tinha uma bela vista da janela. Ainda bem! Algo teria que compensar as inúmeras escadas que antecediam a chegada ao quarto dedicado a Hindmarsh, antigo professor daquele college.
Ficaríamos ali por duas noites, por conta da Universidade. Bom!!!!!
Mais tarde, quando saímos pela cidade, pudemos ver outros colleges, um belo e antigo teatro, lojas e muita gente pelas ruas, apesar do frio e da chuva fininha que caía por lá.
Quando a tal chuvinha ameaçou transformar-se em neve, voltamos rapidamente para o nosso cantinho.
No dia seguinte, Ana estrearia sua palestra sobre poetisas brasileiras e portugesas do século XX. Seria, pois, dia de trabalho.
Passamos a manhã "em casa".
Por volta de meio-dia, fomos ao encontro de Claudia, a professora que nos receberia ali em Oxford. Seu gabinete tem linda vista para os jardins de Wadham. Para chegar até lá: muitos e muitos degraus.
Com Claudia fomos almoçar num agradável restaurante no St. Mary the Virgin College . Comida bem gostosa!
O local onde está instalado o restaurante - Vaults & Garden - é bonito, uma sala com abóbadas antiquíssimas. Lugar que nunca descobriríamos por nossa conta e risco.
A parte da tarde foi dedicada ao trabalho: fomos à faculdade. E subimos muitíssimas escadas para chegar à sala onde seria a palestra de Ana.
A apresentação foi tranquila e, ao final, houve algum debate. Tudo falado em português, já que professores e alunos dominavam a última flor do Lácio.
Por sugestão de Claudia, fomo ver uma cerimônia religiosa anglicana que acontece toda noite no Magdalen College. Segundo ela, o coral que canta nesse serviço religioso é exclusivamente masculino, composto por rapazes e meninos. Mas, excepcionalmente, o coral que se apresentou nesse dia era misto. Foi interessante, de qualquer modo.
O jantar, nesse dia, foi com Claudia e Stephen, outro professor de Oxford, no restaurante de Jamie Oliver, o cozinheiro maluco da TV.
Na quarta-feira, dia de nossa partida, ainda tivemos um tempinho para visitar a parte externa da Bodleian Library, enquanto esperávamos que a lojinha local abrisse suas portas.
Ana escreveu um post em seu blog onde dá mais detalhes sobre a Bodleian. Fica aí o link para quem quiser saber mais sobre o lugar onde, inclusive, houve a filmagem de algumas cenas dos filmes da série Harry Potter.
http://psiulandia.blogspot.com/2009/02/bodleian-library.html
Falando em Harry Potter, a organização da Universidade de Oxford nos fez lembrar Hogwarts. Os colleges são como as casas da história do pequeno bruxo. Cada college tem seus alunos e professores residentes e seu brasão. As aulas são dadas parte nos colleges e parte na faculdade.
Não sei quantos são os colleges, mas vi num postal 27 brasões diferentes...
A parte da cidade que conhecemos vive em função da Universidade. Há muitos jovens pelas ruas e todos têm sua bicicleta.
Aí estão as fotos de tudo o que foi comentado e muito mais:
Oxford 2009

2 comentários:

  1. Oi Carmem, meu computador ficou com uma puta dor e faleceu. Então já estou com um novo. Perdi todos os meus dados. Como vc é chique demais, fui no busca e procurei seu blog, e não é que foi o primeiro da lista!!!! por favor me manda um recadinho pra eu poder agendar seu e-mail. Por favor me envia da Ana e da Drika, não querendo abusar!!! bejinho para todas: Carmem, Ana, Charlotte e Amééélia!! joão

    ResponderExcluir
  2. flor1454Uma perguntinha que não quer calar:algo contra os elevadores nesses locais? Como as pessoas com dificuldades de locomoção fazem? Outra perguntinha: o que achou do restaurante do Jamie? A terceira perguntinha: qual é o salário mínimo ingles? Bjs Monica

    ResponderExcluir