segunda-feira, fevereiro 23, 2009

Pé nas estradas inglesas

Na última quinta-feira de nossa longa viagem, saímos com a Evan Evans Tours para um passeio de micro-ônibus por terras inglesas.
Fomos na direção oeste. Entre ida e volta, andamos mais de 200 milhas pelas estradas inglesas.
Primeira parada, Windsor. Ali fica o Castelo de Windsor, uma das residências oficiais da Rainha da Inglaterra.
Não tínhamos tanto interesse em conhecer esse castelo, mas como fazia parte do pacote... lá fomos nós.
Foi interessante cruzar o centro antigo da cidade, passando ela estação ferroviária, sempre rápido, atrás de nosso guia Kevin.
O tempo destinado à visita era escasso. Assim, vimos tudo rapidamente, inclusive a bela Capela de St. George. E ainda tivemos tempo para comprar um lanchinho, que foi comido no ônibus, a caminho de Stonehenge.
As pedras misteriosas que formam o momumento de Stonehenge não podem ser tocadas. Há apenas duas, pequenas, logo à entrada do parque à disposição dos turistas. Disse o guia que elas têm temperaturas diferentes entre si... quase não notei. Mas, claro, tocamos essas pedras e tiramos fotos diante delas e fomos nos juntar aos montes de turistas que andavam pelos caminhos preparados ao redor das famosas pedras. Tão longe delas!
Felizes são as ovelhinhas que pastam por ali e podem contemplar aquela beleza o tempo que quiserem. Nós fizemos a volta com a rapidez que o horário estabelecido por Kevin exigia. Nem mesmo tivemos tempo de ouvir todas as explicações que havia nos audiofones que recebemos na entrada.
Próxima parada: Bath.
De longe já se via a beleza das construções da cidade.
Paramos bem em frente à abadia. A poucos passos da principal atração da cidade: os Banhos Romanos.
Também com tempo contado, andamos por cada canto desses banhos.
Vimos o enorme tanque de água quentinha rodeado de estátuas romanas e tocamos sua água, embora fosse proibido fazê-lo.
Jogamos moedinhas num outro tanque, de água fria, reservado aos romanos mais corajosos.
Localizamos o ponto onde aconteceu o assassinato do romance policial que nos revelou a existência de Bath e seus banhos romanos.
Passamos pela lojinha e compramos algumas lembrancinhas.
E ainda tivemos um tempinho pra visitar a abadia. Ufa!
A rápida visita nos animou a voltar a Bath numa próxima oportunidade, para explorar as ruas, a abadia, os banhos, calmamente. Pena que a neve do início de fevereiro não permitiu que fizéssemos isso já nessa viagem!
A volta a Londres foi uma longa viagem, com muito trânsito pela estrada.
Kevin nos deixou perto da Victoria Station, onde tínhamos ainda um compromisso: um encontro com Vinicius, um ex-orientando de Ana, que vive em Brighton e veio de lá especialmente para nos encontrar.
Jantamos juntos, num restaurante italiano, claro!
Há muitos restaurantes italianos espalhados pelo Reino Unido. E sempre lotados, de britânicos e de turistas. Também, pudera, com aquelas comidas estranhas que há por lá, nada melhor do que um macarrãozinho ou uma pizza, não é mesmo?
E como comem cedo por lá! Às 7 da noite os restaurantes estão lotados, com filas na porta. Será têm fome nesse horário porque comem somente um lanchinho na hora do almoço?
E o café da manhã local? Feijão, ovos mexidos, bacon, champignons... Ai, ai! Ainda bem que os hotéis por onde passamos ofereciam também a opção do breakfast continental, bem mais palatável!
A quinta-feira terminou com a arrumação geral das malas. No dia seguinte, voltaríamos ao Brasil.
As fotos do périplo pelas três cidades inglesas estão aí:
Passeando pela Inglaterra

Um comentário:

  1. Quer dizer que vc esteve na capela da rainha? Onde acontecem os casamentos reais? Vc imagina o que pode acontecer se alguém tocar nessas pedrinhas intocáveis? Olha, eu sou péssima para a realeza.. sou uma plebeiazinha de nada.. Mas me fale mais sobre os banhos romanos. rs Qto a culinária inglesa, é meio esquisitinha mesmo.. vcs comeram peixe com batata no jornal? Bjs

    ResponderExcluir