quarta-feira, março 05, 2008

Rumo Sul - Em busca dos glaciares


E chegou o dia de nos enredarmos nos braços do famoso lago...
A bordo do barco Leal, da empresa Mar Patag, saímos cedinho do Porto Bandeira, a 50 km de El Calafate, para um passeio de dois dias entre os principais glaciares do Lago Argentino.
O barco, bem confortável, tem espaço para 14 pessoas, além da tripulação. Nessa viagem éramos 13 turistas, vindos de diferentes partes do mundo: dois casais de Barcelona, um casal de Paris, uma família de Dijon e nós, brasileiras.
A primeira parte de viagem aconteceu pelo braço norte do lago, onde avistamos os primeiros témpanos (icebergs). Eram tantos e tão lindos que passamos as mais de três horas de trajeto fotografando sem parar. A obra-prima foi essa foto, de Ana:Nosso destino naquela manhã era o Glaciar Upsala, um dos maiores do Parque Nacional, com aproximadamente 7 km de frente e 60 km de fundo. Impressionante ver aquela muralha de gelo, azul de tão branco que era, ali tão pertinho de nós!
Almoçamos a bordo, de frente para o majestoso glaciar.
O chá da tarde foi junto ao Glaciar Spegazzini, que já nos presenteara com um desmoronamento de parte de suas geleiras.
Estávamos todos no deck do barco admirando sua beleza, quando ouvimos um estrondo. E bem ali, diante dos nossos olhos, algumas escarpas geladas tombaram para a água e saíram flutuando para juntar-se a todos os outros témpanos que pontuavam o Canal Spegazzini. Imperdível! Confiram a filmagem de Ana:

Antes mesmo de ver o famoso Perito Moreno, elegemos o Spegazzini nosso glaciar favorito, ladeado pelos glaciares colgantes Peineta Sul e Peineta Norte, ambos pendurados nas encostas de 2.450 m do Cerro Peineta.
Ainda junto ao Spegazzini, nossa tripulação nos fez uma surpresa: avançaram com o barco por entre os pedaços de gelo que boiavam bem próximo ao glaciar e "pescaram" um pedaço enorme.
A "pescaria" foi filmada, claro! Dessa vez a autora fui eu.

Ana conseguiu uma lasca desse gelo centenário e tomamos um uísque ainda contemplando o Spegazzini. E assim, trouxemos um pouquinho dele dentro de nós.
Depois do chá, rumamos para uma tranqüila baía - Puesto de las vacas - onde passaríamos a noite a bordo. Mas alguns témpanos haviam chegado antes e tomado nosso lugar. Assim, seguimos navegando até a Baía Alemana onde passamos a noite tranqüilamente e já ficamos a meio caminho para o destino do dia seguinte: o Glaciar Perito Moreno.
Dia seguinte. Chovia. Mal chegamos, já com menos chuva, e Perito começou seus esforços para nos conquistar: primeiro um "desprendimento" - queda de um bloco de gelo - e depois um arco-íris colorindo sua encosta branca.
E assim, "fizemos amizade" também com Perito Moreno, o mais branco dos glaciares que vimos.
O almoço foi servido ali, frente ao nosso novo amigo. Mas, antes de terminarmos, nosso capitão pôs o barco em movimento e iniciamos a viagem de volta.
Dissemos adeus a Perito entre um frango recheado com presunto e uma torta de maçã. Tudo regado a vinho, claro!
Mais fotos:

5 comentários:

  1. Que passeio fantástico, paisagem maravilhosa. Imagino o susto e emoção ao ver a queda da geleira.

    ResponderExcluir
  2. Mas isso é um verdadeiro documentário!!! Estou adorando! Que viagem hein! Beijos

    ResponderExcluir
  3. ola aqui estou eu a dar o meu testemunho daquilo que vi...belo e assustador...assustador porque se percebe que p planeta esta mesmo a aquecer,os glaciares a desfazerem-se...será inevitavel?? talvez sim...as nossas praticas ambientais diarias talvez nao salvem o planeta...enfim...abreijos,Amélia

    ResponderExcluir
  4. Mto comprido esses posts da viagem ao Fim do Mundo, entaum é p/ os lados da Argentina? Interessante. Minha tia é doida p/ viajar p/ algum lugar com neve e eu naum suporto frio, gelo. Pior ainda viajar p/ a Europa, qtas horas de viajem em média, sabe me dizer? Quero começar viajando p/ as partes de fronteira com o Brasil, depois tomo coragem p/ ir a Europa e mais lugares, q meda!! Risos.
    Bjos
    Juliana

    P.S. Vc conhece o México? Sou louca p/ conhecer.

    ResponderExcluir
  5. Vou ler mais com calma outras vezes esses posts da viagem, ok?

    ResponderExcluir