quarta-feira, setembro 06, 2006

Amigos de longe


Aconteceu naquela memorável noite em Buenos Aires, quando tive a honra de emprestar uma palheta a Chico César...
Pois bem, na mesa ao lado da nossa havia um casal que assistia ao show, encantado. Ela acompanhava todas as músicas alucinada e, a cada intervalo, entoava as primeiras palavras de Respeitem... Ele curtia cada momento do show.
Foi para atendê-la que Chico cantou Respeitem meus cabelos, brancos e emendou Mulher eu sei.
Depois daqueles minutos de fama proporcionados pelo empréstimo da palheta e pelas revelações de Chico sobre nossa participação em sua carreira, os olhos de nossos vizinhos se voltaram para nós curiosos.
Terminado o show, nos pediram que lhes enviássemos algumas das fotos que havíamos feito, já que eles não tinham conseguido fotografar.
Assim começou nossa amizade com Guillermo y Letícia. Ele, comerciante de papéis em Buenos Aires. Ela, florista com endereço comercial em Paris.
Já no Brasil, escolhemos algumas fotos e lhes enviamos por e-mail.
Exatamente 26 minutos depois, Guillermo agradecia o envio.
E duas horas mais tarde, Letícia escrevia agradecendo e contando como conheceu Chico: viu um show dele em Barcelona no ano passado e ficou encantada. Comprou o CD Respeitem... e o apresentou a Guillermo, que também gostou muito. Mais tarde ele nos contava que ouviam o CD diariamente e ainda o difundiam entre os amigos!
E-mail vai e-mail vem, soubemos que estavam procurando o CD Aos vivos. Tínhamos exemplares extras de Aos vivos, Cuscuz Clã e Beleza Mano. Enviamos por correio. Queriam nos pagar os CDs... Combinamos que o pagamento seria adiado para uma próxima vez que fôssemos a Buenos Aires: sairíamos de copas por conta deles. Negócio fechado!
Quando os CDs chegaram, oito dias depois de postados, Guillermo nos enviou um e-mail acusando o recebimento. Era uma sexta-feira. Dizia que nessa noite, diante de duas taças de vinho, escutariam al maestro. Comentava ainda que Chico talvez nunca viesse a saber das histórias e voltas que seus CDs haviam passado.
Acho que um dia ele saberá, sim!
Na segunda-feira seguinte, chega um e-mail de Letícia:

CHICAS,
IMAGINARON BIEN EL VIERNES LO ESCUCHAMOS Y TOMAMOS VINO,
A MI PARTICULARMENTE ME ALUCINA ESTE MUSICO, RESULTA QUE REUNE UNA HUMILDAD, UN RECONOCIMIENTO DE RAICES MAS SU INTERPRETACION QUE ME RESULTA TAN TALENTOSA, ME SORPRENDE...
NOS ENCANTO ESTAMOS SUPER AGRADECIDOS, AMAMOS BRASIL Y SU GENTE ASI QUE ESTAMOS MUY CONTENTOS DE PODER ENTABLAR UNA AMISTAD NOS VEMOS GRACIAS
LETICIA

Guillermo nos contou que estão ouvindo os CDs e mostrando aos amigos. E nos prometeu um recuerdo. Disse que nos mandaria algo de lá, por correio.
E mandou!
Na última segunda-feira, chegamos em casa e tivemos a grata surpresa de receber duas lindas canetas com nossos nomes gravados.
Agora estamos de sebo em sebo, em busca do CD Mama Mundi, para enviar a nossos amigos porteños e assim completar a discografia de Chico em seu acervo.

***
Achamos o CD Mama Mundi num sebo do Rio Grande do Sul - bendita internet! - e enviamos ao casal.
Depois disso nos encontramos em Buenos Aires pra um passeio. A "dívida" foi paga!
E, de vez em quando, ainda trocamos um ou outro e-mail.
(Atualizado em 12/01/2013)

3 comentários:

  1. olá!!!

    aqui estou eu, e retribuo os gentis comentários com comentários!

    vc escreve bem, viu? teu texto é gostoso de ler, flui bem legal.
    Adorei a história do Chico invadindo ouvidos estrangeiros! hehehe

    até!

    ResponderExcluir
  2. Como é bom vir aqui sempre tem uma história envolvente, não me canso em dizer que gosto muito de vcs, já disse hoje? ainda não, então... eu gosto muito de vcs!! umbejãoprasduas

    ResponderExcluir
  3. Vcs já sabem, que quem lhes escreve é o Jão

    ResponderExcluir