segunda-feira, abril 10, 2006

Instituto Cultural Casa do Béradêro

Pra quem não sabe...
"O cantor Chico César criou oficialmente no dia 16 de abril de 2001 o Instituto Cultural Casa do Béradêro, em sua cidade, Catolé do Rocha, sertão da Paraíba.
A idéia surgiu há uns três anos, inspirada nos meninos de São Caetano, de Pernambuco, um trabalho muito bonito com as crianças carentes da região, que hoje já gravaram um cd.
Chico conversou com pessoas ligados à Ongs, ao terceiro setor, e foi criando coragem para amadurecer e ampliar esta idéia que começou com a música e se ampliou para a cultura, a saúde e a auto-estima de crianças e adolescentes do sertão da sua Paraíba.
Uma grande colaboradora, desde o começo, foi Cenise Monte Vicente, antes coordenadora executiva no Instituto Ayrton Senna e atualmente na Oficina de Idéias. Outro parceiro mais recente é a Universidade Federal da Paraíba que assinou, no dia 01 de fevereiro de 2001, uma carta de intenções, demonstrando
interesse em participar do projeto.
É apenas o começo.
O Instituto recebeu, em comodato do dr. Antonio Benjamin, médico de Catolé, um prédio para sua sede. Agora é preciso reformá-lo e adaptá-lo para receber as crianças e jovens.
A semente também já existe: é o trabalho de irmã Iracy (ver foto), a primeira professora de música de Chico César, que hoje trabalha com 70 crianças e que serão as primeiras parceiras nesta jornada.
Faz parte da diretoria, entre outros, e foi um grande incentivador da idéia, o jurista Antonio Hermann Benjamin, nascido em Catolé do Rocha e hoje trabalhando em São Paulo
."
(Transcrito do site de Chico César)
O Instituto inaugura sua nova sede no dia 16 de abril, em Catolé do Rocha, Paraíba.
Pois ontem foi o dia de nós, paulistas/paulistanos, conhecermos um pouquinho dos resultados dessa iniciativa. Foi no evento "Teia - a rede de cultura do Brasil": um encontro da Cultura, Cidadania, Educação e Economia Solidária, que reuniu representantes da cultura popular brasileira, produtores culturais e empreendedores da Economia Solidária.
Ali, a "Orquestra gente que encanta", formada por jovens que participam da programação de cursos do Instituto Casa do Béradêro, sob a batuta da irmã Iracy, encantou o público com um singela apresentação de alguns temas clássicos e outros da música nordestina.
Chico estava por lá. Chegou cumprimentando um a um os integrantes da pequena orquestra.
Em seguida, apresentou o trabalho e até tocou um pouquinho com eles na parte popular da apresentação.
Ana e eu estivemos por lá e registramos em pequenos clips alguns pedacinhos do que aconteceu.
Quem se interessar pode dar uma olhada lá no youtube:

2 comentários:

  1. Olá, Carmen!
    Taí o link pra o texto sobre Céu Negro... seu blog é de fã mesmo! :)
    Um abração e obrigada!

    http://umagarotaapenas.blogspot.com/2005/10/raio.html

    ResponderExcluir
  2. Oi Carmen!
    Através de um dos meus filhos desobri seu blog. Fiquei muito feliz em ver aqui nesta página o trabalho feito por Chico Cesar e por minha irmã de sangue, Ir. Iracy.
    Parabéns pelo Blog!
    Um abraço!

    ResponderExcluir