quinta-feira, março 16, 2006

Teatros do Espírito Santo


Os coloridos impérios ou teatros do Espírito Santo que quebram a brancura das freguesias terceirenses, são uma das formas mais acabadas e interessantes da arquitetura popular açoriana e das peculiaridades da sua forma de viver e sentir.

Cada freguesia - veja no mapa acima - tem um ou mais impérios. São mais de cinquenta. Remontam, na sua maioria, ao séc. XIX - substituindo os primitivos impérios, parte dos quais seriam, como se supõe, de madeira e desmontáveis.

Os impérios têm no topo da fachada a pomba branca ou a coroa, apresentam sempre três vãos frontais, com uma porta central ladeada por janelas e são elevados em relação ao nível da rua.

Anexas aos impérios encontram-se as "despensas", onde se guarda o pão, a carne, o vinho que vão ser utilizados nos festejos, quando a sopa do Divino Espírito Santo, a alcatra, o pão e o vinho são distribuídos a todos os participantes.

Quando estivemos na Ilha, comemos a "alcatra" - um dos pratos típicos de lá. Trata-se de um cozido de carne com vinho, feito em panela de barro. Bom!!!! Lembra um pouco o barreado que se come lá pelas bandas de Morretes, no Paraná.

Na Ilha Terceira culto ao Divino Espírito Santo se realiza, num período de oito semanas. Desde na Páscoa até o domingo da Trindade.

Há todo um calendário de eventos tradicionais que compõem esses festejos. Quem tiver curiosidade de saber mais sobre a festa e/ou sobre a Ilha Terceira, pode visitar o seguinte site:

Ilha Terceira
Em nosso recorrido pela Ilha, Ana fotografou todos os impérios pelos quais passamos. Eu também fotografei alguns...

Confiram!

Impérios

Nenhum comentário:

Postar um comentário