segunda-feira, março 13, 2017

Tudo cor-de-rosa em Jaipur

Na tarde do nosso 11º dia de viagem, chegamos à movimentada Jaipur, capital do Rajastão, estado que vínhamos percorrendo desde que saímos de Délhi.

A cidade faz parte do triângulo dourado do turismo indiano. Turistas "express" costumam visitar apenas Délhi, Agra e Jaipur, cidades que estão separadas entre si por menos de 300 km cada uma.

As belezas do lugar justificam essa escolha, mas isso tem seu preço: Jaipur é cheia de armadilhas para visitantes desavisados e o assédio ao turista beira o insuportável. Pelo menos conosco foi assim. A verdade é que a cidade é caótica e ainda nos tocou visitá-la num sábado...

Nosso hotel, mais um Trident, quase tão bom quanto o primeiro, o de Udaipur, ficava quase em frente ao Jal Mahal, o Palácio da Água, que parece flutuar no centro do Lago Man Sagar.

Foto: Ana Oliveira

O dia seguinte começou com a subida ao Forte Amber, feita no lombo de pacientes elefantes, como no tempo dos marajás.

Foto: Ana Oliveira

Ana e eu fomos transportadas até o alto da fortaleza pela Alina, uma elefanta com 32 anos de vida.

Foto: Vilma Queiroz


Foto: Ana Oliveira

Alina nos deixou junto à porta da fortaleza e aí acabou-se a nossa mordomia, tivemos que percorrer pátios, jardins e palácios com nossos próprios passos.

Começamos pelo pátio externo e a vista proporcionada pela altura em que nos  encontrávamos.

Foto: Ana Oliveira

Foto: Ana Oliveira

Ainda com ares de rainhas, posamos para uma foto e, em seguida, entramos pela Porta de Ganesha.

"As quatro rainhas", nas palavras do guia, autor da foto.

Porta de Ganhesha
Foto: Ana Oliveira

A partir daí, foi um "oh" atrás do outro.
 
No teto

Na parede

No detalhe

Na primavera

No jardim

E chegamos, finalmente, ao Sheesh Mahal, o Palácio dos Espelhos, uma das coisas mais lindas que vimos por lá.


Todo decorado com espelhos, o palácio é um luxo só.

Piramos nas fotos e lamentamos o fato do espaço interno estar em restauração, o que nos impediu de explorar um pouco mais aquela maravilha.





Foto: Vilma Queiroz
 
Foto: Ana Oliveira
 
Foto: Ana Oliveira

O guia nos disse que ele considerava o Sheesh Mahal mais bonito que o famosérrimo Taj Mahal. E ó, #euconcordo!

Terminada a visita ao forte, fomos às compras. Não aquelas, nas deliciosas lojinhas de rua, mas as "oficiais", nas oficinas selecionadas pelo guia. 

Começamos pela Rajasthan Textile & Carpet, onde vimos com detalhes o processo artesanal de estampagem com carimbos e o de tecelagem de tapetes com tear manual.


Olha o clipe que Ana fez pra gente não esquecer como funciona a coisa da estamparia:



Carimbos usados na estamparia manual

No tear

Terminadas as demonstrações, veio a parte das vendas, com montes de  tapetes e tecidos desfilando sob os nossos olhos.

Próxima parada "comercial", uma oficina de lapidação de pedras preciosas. Mesmo esquema: demonstração das técnicas de trabalho, seguida de tentativa de vendas. 🙄


O almoço, já meio tardio, foi no Surabhi Restaurant & Turban Museum, onde Ana se deliciou com um thali rajastani. 

Thali rastajani

Ali, curtimos também acompanhar a trabalhadora indiana assando os chapatis – pão indiano sem fermentação – em forno e chapa bem simples.

Foto: Ana Oliveira

Próxima visita do dia: Jantar Mantar. 

Jantar?!? Mas a gente não tinha acabado de almoçar? 

Rá! Jantar Mantar é apenas o nome de um observatório  com alguns instrumentos de astronomia, construído por Maharaja Jai Singh II de Jaipur.

Foto: Ana Oliveira

Jantar Mantar significa Templo dos Instrumentos. Quando foi erguido, em 1735, possuía os mais avançados instrumentos de observação, com o poder de prever eclipses, rastrear a localização de estrelas e determinar a órbita exata da Terra à volta do Sol.

Com isso, o que se pretendia era predizer o destino, confeccionar tabelas de nascimento e determinar as melhores datas para acontecimentos importantes como guerras, casamentos e festas.


Em 2010, o Jantar Mantar foi declarado Patrimônio da Humanidade, pela Unesco.

Andamos por todo o espaço, entre extravagantes construções, observando linhas, graduações, desenhos e ouvindo algumas complicadas explanações do guia.

Taurina, libriana e virginianas

Apesar da minha completa ignorância no assunto, achei interessante conhecer o lugar.

Eram quase três horas da tarde quando terminamos a visita. O guia, cansado, ao invés de nos levar até o Palácio dos Ventos, como constava do programa, contentou-se em nos mostrar uma vista de sua fachada a partir do observatório e dar como encerrado o seu trabalho.

Mas nós, apesar de cansadas, tínhamos outros planos. Pedimos ao Ajay, o motorista, que nos deixasse na rua do comércio, pois queríamos fuçar  as lojinhas.

E foi assim que motorista e guia nos deixaram exatamente em frente ao Palácio dos Ventos.

No caminho até o centro, entregamos ao guia um pacotinho de café do Brasil e uma pequena gorjeta. Ele não deu a mínima importância para o café, contou o dinheiro da gorjeta e fez cara de insatisfeito e ainda perguntou se não tínhamos canetas para ele dar aos netos. 😱

Sobre as canetas, acontece o seguinte: é comum ver meninos pedindo canetas aos turistas. Segundo nos contou o guia de Bikaner, eles colecionam canetas de diversas procedências e as levam para a escola. Imagino que haverá alguma espécie de competição entre eles pra ver quem tem mais canetas diferentes.

Se soubéssemos disso, poderíamos ter levado quilos de canetas daqui. Por isso, anote aí: se você  for percorrer o Rajastão, leve muitas canetas para fazer a alegria dos garotos. É das poucas coisas que eles pedem pela rua.

Foto: Ana Oliveira

Pois bem, estávamos em frente ao Hawa Mahal, o Palácio dos Ventos, todo construído em arenito vermelho, com suas quase mil janelas destinadas a arejar o palácio e permitir que as mulheres observassem a rua sem serem vistas.

Nós, como não éramos maranis, tínhamos permissão para revirar o caótico mercado de Jaipur. Oba!

Foto: Ana Oliveira

Mas o que não esperávamos era o assédio cerrado dos comerciantes  sobre nós. Não conseguimos dar dois passos sem sermos abordadas por vendedores querendo que entrássemos nas suas lojas e seguindo-nos sem parar de falar sobre as excelências de seus produtos. Foi tão desagradável que acabamos desistindo das compras. Logo nós!

Três quadras abaixo começamos a procurar um tuc tuc pra voltar ao hotel, de mãos abanando. Os primeiros condutores com quem falamos não concordaram em nos levar ao hotel. Parou, então, um tuc tuc cor de rosa, dirigido por um rapazinho. Ao ver o nome do hotel no cartão que mostramos, ele  aceitou a corrida e concordou com o preço de 100 rúpias que oferecemos. Subimos as quatro. Logo adiante, ele parou, pediu o cartão do hotel e entrou numa loja pra pedir informação. O danado tinha pegado a corrida sem saber pra onde estava indo...

Quase chegando ao hotel, o moleque parou o veículo, desceu e nos chamou pra tirar fotos. Foi uma festa! Fizemos uma longa sessão de fotos, com o motorista, sem o motorista, cada uma de nós fingindo dirigir o tuc tuc... parecíamos um bando de adolescentes.



No final da corrida demos algumas rúpias a mais para o rapaz. Afinal, ele merecia. Tinha sido uma grande diversão, não é mesmo?

2 comentários:

  1. Como turista "express" que só conheceu Delhi, Agra e Jaipur, ao ler este post, fiquei extasiado ao constatar que a India tinha muito mais a oferecer. Mas também subimos (eu e Jordão), até o forte Amber, no lombo de um elefante. Parabéns pelas fotos. A do Palácio das Águas, (obra de Ana), inexcedíve! Aguardo o prosseguimento. Sylvio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E só andamos por uma pequena parte da enorme Índia. Ficou ainda muito por conhecer.
      Ana agradece os cumprimentos.
      Esperamos sua visita para o próximo capitulo.

      Excluir