domingo, janeiro 10, 2016

Motovun

Motovun - Foto: Ana Oliveira

Ano passado estivemos na Croácia, estão lembrados?

Já contei umas poucas coisas aqui e fiquei devendo outras, muitas.

Aí vai mais uma:

Hoje, depois do almoço, Ana desencavou uma lembrancinha de viagem deliciosa: nossa sobremesa  foi regada a mel aromatizado com trufas brancas, trazido diretamente de Motovun.

Eu não sei como se chega a Motovun numa viagem independente. Mas para nós, que viajávamos num grupo, com guia e ônibus particular, foi quase fácil. 

Vínhamos de Pula, a maior cidade da região, e tínhamos como destino a pequena cidade medieval, construída quase 300m acima do nível do mar. Nossos gurus - Mário, o motorista e Tin, o guia - tiveram um pouquinho de dificuldade com o caminho para chegar à base da colina onde está a cidade, mas, com algumas idas e vindas, chegamos.  


Nosso ônibus não era muito grande, mas não tinha permissão para subir. Usamos o transporte local e num instante estávamos debruçadas sobre muros do século XIII admirando a paisagem do vale do Rio Mirna.

Foto: Elena Noguchi

Mas, além da bela vista e das construções históricas, mais um motivo nos levou a Motovun: comer uma bela macarronada temperada com trufas no restaurante do hotel Kaštel.


Sim, estávamos em plena temporada das trufas.

As ladeiras inclinadas e pedregosas que separavam o ponto do ônibus do restaurante cheiravam a trufas. Cada lojinha tinha seu cantinho de degustação para atrair os passantes. 

Foto: Elena Noguchi

Tin nos levou direto ao restaurante. As compras ficaram pra volta.

O Kaštel não é assim uma Brastemp, mas estava incluído no nosso pacote e o prato prometido tinha lá o seu encanto, principalmente para quem nunca tinha provado a trufa da região.


Depois do almoço, tivemos tempo pra exercer aquela atividade de turista que não pode ver uma lojinha de produtos locais: entramos em todas, provamos tudo o que nos ofereceram e compramos algumas coisinhas.

Na nossa malinha vieram um vidro com duas belas trufas negras e um potinho de mel com lasquinhas de trufa branca.


Usamos das trufas negras para temperar um macarrão feito em casa - pela Ana, claro! - usando mais uma lembrancinha de viagem: rolos de massa especiais, trazidos de Alberobello.


E o melzinho adoçou a mandioca cozida que comemos hoje depois do almoço.
 

4 comentários:

  1. Lindo! Gostei muito - exceto, talvez, pela parte das ladeiras... :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As ladeiras são mesmo íngremes, mas anda-se pouco. A cidade é bem pequena. Vale a pena!

      Excluir
  2. Lindas as paisagens de Motovun. E a macarronada deveria estar uma delícia. Com certeza a mandioca adoçada com o melzinho , um capítulo à parte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, a passagem por Motovun foi rápida mas produtiva. E deixou saudades...

      Excluir