segunda-feira, agosto 03, 2015

Viagens do olhar

Quando começamos a pensar na nossa viagem de junho passado, Carmem e eu não tínhamos muitos planos para visitar museus. Talvez porque o destino principal fosse a Croácia, nosso pensamento estava mais em passeios outdoor do que indoor.

Só que então decidimos "dar uma passadinha" em Paris na volta, e então as coisas começaram a mudar um pouco de figura.

De cara, nos lembramos que seria a oportunidade ideal para finalmente conhecer Giverny e os jardins de Monet, que há tempos desejávamos visitar. Compramos o ingresso pela internet, incluindo a visita ao Museé des Impressionismes, em que havia uma excelente exposição sobre as relações de Degas com o Impressionismo.

Os jardins e a casa de Monet são lindos, mas com os quadros de Degas a visita valeu muito mais a pena!

Descobrimos também que uma grande exposição das pinturas de Velázquez estaria no Grand Palais e lá fomos nós comprar mais ingressos pela internet, já que ambas gostamos desse pintor. Eu, particularmente, tenho verdadeira devoção pelo quadro Las meninas, que usei muito em minhas aulas. Minha pintura preferida não estava, mas estava um quadro que eu não conhecia, de Martínez del Mazo, que foi casado com a filha de Veláquez, que retrata a família do pintor, incluindo uma espécie de making-of de "Las meninas" no fundo da cena. Olha que bacana:


Além disso, uma conversa com a querida Marcie nos informou que havia uma exposição do impressionista Pierre Bonnard no Musée D'Orsay: "Painting Arcadia". Não poderíamos perder a oportunidade! Foi uma delícia rever alguns quadros preferidos no D'Orsay e além disso ter a oportunidade de ver tantos quadros maravilhosos de Bonnard ali reunidos.

E pronto, nossos 3 dias em Paris já incluíram 3 compromissos com as artes!

Para completar, ao ver que estávamos nas vizinhanças da Maison Européenne de la Photographie, a querida Gabi Romeiro (ex-aluna e sempre amiga) indicou que déssemos uma passada por lá. Bingo! Fomos e adoramos! Olha a lista de exposições - grátis, naquele dia - que vimos:

1. "La vie en couleurs", fotos de Lartigue
2. "Alice Springs", fotos de June Newton
3. "Arpoador", fotos de Marcos Bonissson
4. "Êtres interdimensionnels", fotos imensas de Philippe Cometti & Dominique Quessada
5. "Le chat et ses photographes", com obras de diversos fotógrafos que retrataram gatos.

Foi muito legal e eu recomendo a visita a todos que se interessam por fotografia.

Ah, e pra não dizer que nossas incursões pelos museus aconteceram só em Paris, em Roma encontramos por acaso uma belíssima exposição de pinturas de Chagall, "Love and life", no Chiostro del Bramante, um espaço muito bonito e que não conhecíamos. No caso dessa mostra, havia alguns recursos digitais interessantes, como esboços originais dos quais, através de jogos de luz, se viam sair os quadros que eles originaram. Foi uma experiência muito interessante assistir ao "parto" dos quadros a partir dos esboços.


No final tinha até uma sala pra tirar uma foto da gente "dentro" de um dos quadros. Olha a gente ali!

4 comentários:

  1. Queridas, quanto menos expectativa mais somos surpreendidas. A viagem de vocês foi maravilhosa e esses dias em Paris foram plenos de boas surpresas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Malu. É sempre bom deixar um espaço para as surpresas, não é mesmo?

      Excluir
  2. Sem querer causar, mas já causando... A exposição do Bonnard vai pra Madrid, em setembro, e depois, em fevereiro, pra San Francisco. Bora? ;-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas menina, quanta tentação!
      Madrid, você sabe, é a nossa queridinha.
      E San Francisco, nosso objeto de desejo...
      Ai!

      Excluir