Tá no Brasil e quer comprar um bilhete para viajar de TGV na França?
Prepare-se! Você vai empacar na hora do cartão de crédito...
Pelo menos comigo foi assim.
Fui ao site da SNCF, escolhi trajeto e horário e, toda feliz com a tarifa alcançada, fui para a página do pagamento. Coloquei todos os dados e... meu pedido não foi finalizado! Troquei de cartão de crédito... nada! Peguei o milagroso Diners... não aceitam!
Recorri ao site da Rail Europe. Mesmo trajeto, mesmo horário, mesma classe... quase o dobro do preço. Pode? Não!
Inconformada, fui dar uma voltinha pelo Google e encontrei esse post no Conexão Paris, onde a leitora Maria da Graça ensinava o caminho das pedras para chegar ao sucesso.
Pra começar, a SNCF possui um site específico para venda de bilhetes pela internet o iDTGV. Fui lá!
Fiz o cadastro, como a Maria da Graça aconselhou, escolhi trajeto, horário e vagão silencioso (sim, eu viajaria com a "dona" do Psiulândia!), e, ainda mais feliz do que da primeira vez, fui para a página do pagamento. Coloquei todos os dados e... muitos sessenta segundos depois, meu pedido não foi finalizado!
Parti então para a segunda etapa: escrevi um e-mail explicando a situação.
A resposta veio no dia seguinte: somente são aceitos cartões Visa e Mastercard emitidos na União Europeia, Andorra, Mônaco, Liechtenstein, USA e Suiça. Humpft...
Mas, ao contrário do que aconteceu com a Maria da Graça, eles não se ofereceram para desbloquear meu cartãozinho brazuca. Puxa!
E aí? Bem, perdido por perdido, decidi escrever um novo e-mail registrando minha indignação diante da situação: onde já se viu não aceitar cartão de crédito internacional emitido no Brasil! E agora? Eu precisaria comprar o bilhete quando chegasse à França... E se eu não conseguisse?
Qual não foi a minha surpresa ao receber resposta informando que meu cartão final tal (aha, eles tinham arquivadas lá as minhas tentativas frustradas com número de cartão e tudo!) seria excepcionalmente autorizado para a compra.
Bingo!
Fui lá e comprei a desejada passagem...
Pena que agora não poderei usá-la A viagem foi cancelada.
O ticket não é reembolsável, só são permitidas mudanças de trajeto e data.
Num dia a gente ganha... no outro, perde. Coisas da vida!
Dica anotada... já sei o que aconselhar meu clientes quando surgir um problema. ;)
ResponderExcluirAdorei o post esclarecedor, mas fiquei chateada por vcs não poderem usar os tickets...
Beijos nas 3! (Charlotte inclusa, claro!)
Pois é, Carina. Acontece, né?
ResponderExcluirEm outra oportunidade faremos a viagem planejada.
Sobre o "pulo do gato", achei importante escrever. É muito bom quando a gente encontra informações esclarecedoras e recentes sobre algum perrengue, né?
Beijos nossos pra você também!
Carmem, aconteceu isso comigo e o valor esta pendente no meu cartão! Relaxo porque vai cair? bj e tks,
ResponderExcluirNão tenho ideia do que pode acontecer, Juliana, mas torço pelo melhor.
ExcluirPasse aqui pra contar pra gente o final da história.
Pessoal estou penando para comprar bilhetes de trem franceses com meu cartão de crédito brasileiro. Li muitas dicas e nenhuma resolveu, estou usando telefone francês válido, meu cartão tem sistema de verificação (Verified by Visa), está desbloqueado para compra internacional e não tem jeito. Não consigo comprar nem OUIGO, nem SNCF e nem iDTGV. Mandei mil e-mails para solicitar desbloqueio e nada.
ResponderExcluirQue chato, hein, Celina! Essa companhia precisava se modernizar. Até a Renfe espanhola já atualizou seu sistema!
ExcluirFico torcendo pra você encontrar uma forma de fazer a compra.
Passe aqui pra contar, depois.
Abraço!