domingo, abril 05, 2009

MÚSICA DA PARAÍBA HOJE... E SEMPRE

Eu já tinha ouvido falar em Pedro Osmar.
Pedro era para mim uma figura quase mítica.
Nas minhas longas pesquisas sobre a carreira de Chico César, sempre aparecia esse tal de Pedro Osmar, o guru de Chico. E o Jaguaribe Carne e toda a história da música da Paraíba.
Curiosa, andei procurando mais sobre Pedro na internet. Conheci algumas músicas, algumas idéias.
E um dia, numa participação de Chico num show no Canto da Ema, me aparece Pedro Osmar. Estava na platéia e foi convidado a subir ao palco.
Ele existia. Era de carne, osso... e barba!
De longe, fui acompanhando parte da carreira dele em São Paulo, nos últimos tempos.
Vi alguns shows, alguns projetos coordenados por ele.
Até que um dia, numa apresentação do meteórico grupo Sampapeba, em Santo André, conversamos rapidamente.
O Sampapeba apresentou-se em Assis. Conversamos um pouco mais.
Depois, Ana e eu o presenteamos com uma jóia rara conseguida havia pouco, uma cópia de um CD gravado a partir de um LP do início dos anos 80: Música da Paraíba Hoje, onde está a primeira gravação de Chico César, junto com mais outros e outras que surgiam na Paraíba naquele então... tudo com o dedo de Pedro Osmar e seu irmão Paulo Ró.
E então nos tornamos amigos.
Algum tempo depois, Pedro disse que gostaria que conhecessemos algumas coisas nas quais vinha trabalhando há algum tempo. Marcamos um encontro em minha casa.
E Pedro aparece com um punhado de novidades.
Além dos desenhos que ele vem produzindo desde que veio morar em São Paulo, trouxe também os CDs que seguiram aqueles LPs dos anos 80 (Música da Paraíba Hoje vol. 1 e vol. 2).
São 5 CDs, produzidos à custa de muito trabalho, negociação e colaboração dos amigos, onde Pedro garimpa tudo o que foi surgindo na cena alternativa musical da Paraíba e, depois, de São Paulo.
Documentos de valor inestimável.
Além de mostrar esse trabalho a Ana e a mim, Pedro queria ajuda na divulgação do material.
Topamos a parada!
E desde então temos usado os meios de que dispomos para difundir esse trabalho, enquanto esperamos o lançamento do próximo CD da série. Outro documento histórico, dessa vez mostrando a rica poesia paraibana, na voz de seus próprios autores.
O que já está aí, a música paraibana e paulista, pode ser visto e baixado, com o aval do produtor, nos seguintes endereços:
E quem quiser conhecer alguns desenhos do Pedro... estão aí:

8 comentários:

  1. Puxa, vida, que coisa bonita, meninas! Lendo e ouvindo tudo, me sinto contemplado em minha luta de produzir e revelar o que a música paraibana tem feito nos últimos 30 anos.
    Eu só tenho a agradecer esse que é um trabalho inestimável em defesa da música que está sendo produzida pelos artistas paraibanos.
    Na sequencia, gostaria que voces me ajudassem a divulgar também os meus dois livros sobre a história da música da Paraíba: DIÁLOGOS DE MÚSICA (entrevistas com personalidades da música da paraíba) e PAISAGEM SONORA (aspectos da evolução da música paraibana). É isso. Precisamos ter um novo encontro para que mostre esse material para vocês.

    beijão.

    ResponderExcluir
  2. Oi Carmen!
    Como paraibana fico feliz pelo seu trabalho de divulgação da cultura do nosso estado.
    Postei um comentário no tópico que você fala no Instituto Cultural Casa do Beradêro, onde sou irmã de sangue, De Ir. Iracy.
    Parabéns para o Pedro Osmar!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Olhe Carmen, não sei como ele descobriu, mas me chamou para olhar os vídeos com Iracy,que se encontram em seu blog.
    Ele mora em Recife e já viajou.
    Fiquei curiosa e fui ver seu Blog.
    No meu de crônicas, tem uma que fiz com ela, pois sou fã da minha irmã.Aqui vai o link;
    http://beloalvorecer.blogspot.com/2007/08/sonho-realizado.html
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Gostei de ver divulgar a cultura da Paraíba,morei nessa terra encantada por quase 10 anos,sou apaixonada até hoje pela musica,pelas gentes e pela cultura,conheci pessoalmente Paulo Ró,irmão de Pedro,e sei da luta árdua que travam para continuar a fazer música e a divulgar o seu trabalho,eles e tantos outros artistas de valor paraíbanos.
    Pedro eu conheci na Net,engraçado isso,mas justificavel,uma vez que Pedro morava em S.Paulo,conheço a musica dele,os poemas e sou admiradora!
    Viva a Paraíba...Viva a Cultura Lusófona!
    Meu blog é sempre aberto para os amigos e suas Artes.
    Já coloquei seu link no meu blog
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Quando eu nasci a paraíba era o estado mais pobre da federação. Tínhamos seca como os demais estados do nordeste e outras mazelas mais que se extendiam.
    Porem a Paraíba não era só miserias nós tínhamos grandes talentos musicais. Jackson do Pandeiro, Rossil Cavalcante, Marines e sua gente, Abdias dos oito baixo, Humberto Teixeira, Zito Borborema etc...eita que a Paraíba era rica em cultura musical, esbanjava talentos de sobra e era uma forma de sermos compensados por tantos desatinos.
    Quando eu sai de Sousa e fui em morar em João Pessoa em 1971 conheci Pedro Osmar ainda engatinhando na música e cheio de ideias mirabolantes e letras e músicas concepcionais um talento jovem que mais tarde iria explodir. E explodiu junto com tantos outros que todos voces já conhecem. Parabéns Pedro, saudades amigão.

    ResponderExcluir
  6. Olá amigos, estou divulgando este blog no meu site da web radio http://www.recordarfazbem.com/ e também tocando um grande especial em dias alternados na programação diária da web radio. Convido à todos os fãs da nossa música paraibana, que sintonizem e curtam o som desta turma.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia!
    Caros internautas,

    Preciso comprar o livro Paisagem Sonora que está divulgado nesse blog. Como faço para adquiri-lo_
    Posso comprar online_

    obrigado@

    ResponderExcluir
  8. onde poderei adquirir o livro paisagem sonora

    posso comprar online ou nao

    obrigado

    ResponderExcluir