segunda-feira, setembro 08, 2008

Parada gay no Porto

Foi assim...
Estávamos andando pelas ruas do Porto, quando vimos um cartaz como esses.
12 de julho... Na nossa programação, esse era o dia de ir a Vila do Conde, Viana do Castelo, Barcelos e ainda terminar o dia em Braga.
Rapidamente fizemos uma modificação nos planos. Fomos para Vila do Conde e Viana do Castelo um dia antes. Adiamos Barcelos para um dia depois e ficamos no Porto para o evento.
Bem, o cartaz dizia: 12 de julho, 15h, Praça da República.
De olho no mapa, caminhamos até a Praça da República. Chegamos cedo. Decidimos almoçar na região. Era sábado e não havia muita coisa aberta. Acabamos comendo num restaurante super simples, uma comida mais simples ainda. Ficava numa travessa pertinho da praça.
Quase 15h. Estávamos lá. Não fosse por um carro com "cara" de parada gay, pensaríamos que tínhamos sido vítimas de um engano.
Por fim, as pessoas foram chegando e começaram os preparativos.
Faixas, cartazes e a enorme bandeira do arco-íris.
Passava das 15h30 quando o pequeno grupo enveredeou corajosamente por uma das laterais da praça, mostrando sua garra com palavras de ordem e faixas.
Aos poucos mais e mais pessoas foram aderindo ao grupo.
Para nós, que conhecemos a tumultuada Parada Gay de São Paulo, com milhares de participantes, foi interessante ver que aquele simples e comportado movimento atingia da mesma maneira, e talvez até melhor, os mesmos objetivos pretendidos aqui.
Caminhamos com eles.
Fotografamos e filmamos
.

14 de julho, já em Braga, lemos no Jornal Metro uma pequena nota sobre o evento.
Fica assim documentada com fotos, filme e notícia no jornal a 3ª Marcha do Orgulho Lésbico, Gay, Bissexual e Transgênero da cidade do Porto, em julho de 2008.

4 comentários:

  1. Oi Carmem! Adoro seu blog!! Me diverti muito lendo sua descrição sobre a 3 encontro na cidade do Porto. Uma centena de participantes parece uma festinha particular. Mas a mensagem foi dada. Adorei as fotos. Os cartazes, a bandeira tudo. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Mas vocês sempre estão no lugar certo, na hora certa! Que aventureiras (no melhor sentido da palavra!!!) Beijos e saudades!!!

    ResponderExcluir
  3. Mto engraçado, a daki nunca mais fui, sempre tem no meio do ano, depois vou ver as fotos e vídeos.
    Bjos
    Juliana


    P.S. Estou na internet desde cedo da noite, daki a pouco meus olhos vão estar péssimos,né?

    ResponderExcluir
  4. Caramba!! Eu nunca vi essa parada! Que divertido!

    http://www.oguiadeportugal.com/

    ResponderExcluir