quinta-feira, maio 03, 2007

Buenos Aires

Buenos Aires é sempre agradável.

Tem cara de Europa e fica a pouco mais de duas horas de vôo de São Paulo.
Dessa vez estreamos as asas internacionais da Gol. Foi tudo bem!
A aeronave estacionou no pátio. Eram necessários ônibus para nos levar ao saguão. Disseram que o aeroporto de Ezeiza dispunha somente de dois ônibus para o embarque e desembarque de passageiros. Verdade? Mentira? O certo é que ficamos perto de meia hora esperando o transporte...
Começamos almoçando em Puerto Madero. Escolhemos um restaurante bem chique - Cabaña las Lilas - e um vinho gostoso para celebrar a primeira viagem que fazíamos com as amigas Rose e Flora.
Depois de muita andança, terminamos o dia no Café Tortoni, parada obrigatória para nós na capital portenha.
No dia seguinte, depois de uma passadinha pela já conhecida Recoleta, fomos ver o Abaporu, de Tarsila, que os argentinos guardam para nós no Museu Malba, juntamente com algumas outras obras nossas... e de outros latino-americanos. Há inclusive uma obra de Frida Kahlo, a primeira original que vi em minha vida: Autorretrato com chango y loro.
Em seguida, Palermo Viejo, para o almoço no Janio - indicação de uma lojista local. Depois, compras e chá da tarde no Meridiano 58°.
Sábado, 28 de abril, foi dia de ir a Colonia del Sacramento, no Uruguai.


A bela cidade, que já viu melhores dias, está a menos de uma hora de Buenos Aires, viajando pelo Buquebus rápido. Andamos por todas as ruelas de Colonia, almoçamos numa pulperia... e acabamos voltando mais cedo que que planejáramos.
Jantamos na Recoleta: uma boa massa no San Babila. Depois do jantar saímos em busca de um Café Havanna aberto, para um alfajor e um café, mas não encontramos. Pode?
O domingo começou em Santelmo. Chegamos cedo, tudo estava calmo, as lojinhas ainda estavam abrindo. Entre uma comprinha e outra, turistas foram abarrotando as ruas, deixando o bairro quase intransitável. Era dia de feira!
Almoçamos no restaurante Casa de Esteban de Lucca, já conhecido de outra viagem, mas que dessa vez não correspondeu à expectativa. Mudaram eles ou mudamos nós?
A tarde do domingo foi dedicada ao encontro com Letícia e Laura. Letícia, fã de Chico César que conhecemos em agosto lá mesmo em Buenos Aires, nos levou para dar uma volta no bairro folclórico de La Boca.

Esperávamos que viesse com Guillermo, o marido. Mas problemas domésticos fizeram com que Letícia convidasse Laura para acompanhá-la nessa tarde que terminou em Santelmo, novamente, tomando Paso de los Toros sabor pomelo, ouvindo tango e acompanhando o fim da feira.
Voltamos a Palermo Viejo na noite do domingo, para jantar no Spirit, em plena Plaza Cortázar.
A segunda-feira foi dia de compras. Fomos à Avenida Santa Fé. Começamos com um café e alfajores no Havanna, finalmente...
De loja em loja, chegamos à Galeria Pacífico, na Calle Florida. Almoçamos no Francesca e seguimos para o que foi a parte mais emocionante de nossa viagem: a comemoração dos 30 anos de luta da Asociación Madres de Plaza de Mayo, formada por mães que se reúnem semanalmente naquela praça para lembrar seus filhos desaparecidos durante o período da ditadura argentina.

E foi assim que fechamos nossa viagem com chave de ouro: junto dessa madre de plaza de mayo, que homenageava sua filha, genro e neto desaparecidos...

Foto: Ana Oliveira

Clique no link abaixo se quiser ver mais fotos dessa viagem:
Buenos Aires 2007

6 comentários:

  1. A cada texto, a cada clique, a cada viajem de vcs, me emociona!! quando estou perto não consigo passar a emoção que vcs me transmitem, que pena, quem perde sou eu!!! umbejãodojão

    ResponderExcluir
  2. Simplesmente maravilhoso...as fotos, a redação...viajei por um momento...mas quero viajar mais com vcs!

    ResponderExcluir
  3. Hum!!! é uma delícia acompanhar as suas viagens através do seu relato.Viajo junto.
    As fotos ficaram ótimas.
    Lourdes

    ResponderExcluir
  4. Minina, com tantas idas e vindas gastronômicas, vão pensar que nós engordamos uns 10 kilos...
    saudades.
    beijos
    Rose

    ResponderExcluir
  5. Nossa, finalmente li seu post da sua viagem a B.A., mto bom o texto, as fotos, adorei saber das obras q viu, sou fã da Frida Kahlo, fiz um trabalho sobre ela no curso de Espanhol, esse ano ela completa 100 anos, deve ter comemoração, né? É em Julho.
    VALEU pelo post.
    Bjos,
    Juliana

    ResponderExcluir
  6. Do alfajor lembrei de um personagem de novela q adorava o doce, ele é gostosinho mesmo, por falar em comida, estou comendo agora pão integral com mostarda, fica melhor ainda misturado com molho inglês, risos.

    ResponderExcluir